Por Cultura Plural
Na noite desta sexta-feira (18), teve início no Cine-Teatro Ópera a 32ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei, com a apresentação do espetáculo de tango “Los Tangueteros”, organizado pela Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa em parceria com o Consulado de la República Argentina em Curitiba.
O espetáculo composto pelos dançarinos Regina Montticelli e Luiz Oliveira, pianista Santiago Beis, violonista Carla Zago e o músico Gabriel Castro proporcionou ao público uma sequência de canções de tango desde os anos 1900, que dá nome à apresentação “Tangos del 900”.
A apresentação é dividida em repertórios do universo musical argentino, com uma ordem cronológica que vai desde a Velha Guarda, Nova Guarda e Geração do Quarenta das composições de tangos, milongas e valsas, que se consagraram no mundo inteiro.
As canções são variadas, passando pela música choclo do cantor e compositor argentino Ángel Villoido de 1905, pela velha guarda do tango com “gallo ciego” de Agustin Bardi de 1959 e pelo renomado tango “La cumparsita”, criado pelo uruguaio Geraldo Matos Rodriguez e cantado pelo maior ícone do tango mundial Carlos Gardel em 1924. No espetáculo, o músico explica o contexto em que foi criado cada tango, proporcionando ao público o conhecimento sobre as músicas.
A divulgação da cultura argentina pelo tango foi um elemento surpreendente para a plateia, como enfatiza a professora Sueli Fernandes (71). “Venho sempre a espetáculos de tango aqui no teatro e este em especial tem muita qualidade, os músicos e os dançarinos me surpreenderam bastante”. Os dançarinos trouxeram elegância e sensualidade, aparecendo entre a plateia no meio do espetáculo para relembrar as típicas casas de show de tango em Buenos Aires.
Para o músico Gabriel Castro, argentino que vive há dez anos no Brasil, a função tenta tirar um pouco do preconceito que existe com muitas pessoas sobre a música argentina. “A importância de levar a cultura e a música é justamente sensibilizar as pessoas, pois ela tem o poder de mostrar parte de sua cultura e provocar transformações nas pessoas que estão ouvindo”, observa.
O espetáculo termina com a música “Adios nonino” de Astor Piazzolla, de 1955, deixando a plateia impressionada pela função e envolvida com o gosto musical pelas melodias argentinas.
A semana de cultura Bruno e Maria Enei continua até o dia 25 de maio, com uma programação variada e em diferentes pontos da cidade de Ponta Grossa. Informações sobre os locais e os horários das apresentações podem ser acessadas na página da Fundação Municipal de Cultura no Facebook: https://www.facebook.com/culturapg1/