Por Cultura Plural
por Marina Demartini e Karina Chichanoski
Desde o dia 1º, o Centro de Cultura de Ponta Grossa conta com um local para exposições: a galeria “Lúcio Mauro Ribeiro”. O espaço foi viabilizado pelo Departamento de Artes Visuais da Prefeitura do município e tem como objetivo disponibilizar aos artistas pontagrossenses a exposição de seus trabalhos.
A primeira exibição de telas na galeria foi da pintora e fotógrafa Deborah Brückmann. Natural de Ponta Grossa e formada em Desenho Industrial e Artes pela Fundação Armando Alvarez Penteado em São Paulo, Deborah teve suas obras expostas em diversos lugares, destacando-se na Galeria S.Storani em São Paulo e na Galeria Riviera de São Lourenço em Bertioga. Atualmente ela é professora de pintura no Shopping Capitólio em Ponta Grossa.
A artista (que trabalha no ramo desde 1983) mostra na exposição um pouco do que pintou e fotografou no ano passado. “Eu me acredito uma artista muito versátil, então eu vou do clássico ao contemporâneo num piscar de olhos, mas o que eu adoro é as cores e as formas, o que menos importa é o desenho”, comenta Deborah.
Para o artista plástico Celso Parubocz, assessor de artes visuais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, as telas de Deborah são interessantes, pois ela utiliza diversos estilos e técnicas como a arte digital. Já o que mais chamou a atenção de Nice Guilherme Menezes, que compareceu à exposição, foi a retratação do município nas pinturas. “Eu gostei dos quadros que mostram as paisagens de Ponta Grossa, porque mostram a história da cidade”.
Além da exposição de telas, o evento teve reunião entre os artistas visuais do município para a criação de uma associação para a classe. O deputado estadual e presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa, Péricles de Holleben Mello (PT), apoiou a ideia e reforçou que está estudando a implantação de uma emenda para a Lei Estadual da Cultura. “Falta investimento particular na área da cultura, por isso quero criar uma forma que premie os empresários que ampararem a cultura do Paraná”.
De acordo com Parubocz, Ponta Grossa tem 345 pessoas que se consideram artistas visuais. “Falta trazer este pessoal desconhecido, que produz arte, para discutir mais e reivindicar por novos espaços e patrocínio. Por isso, é necessária a criação da associação”.
As exposições ficarão abertas até 30 de março na galeria do Centro de Cultura de Ponta Grossa, no antigo local da TV Educativa (entrada pela Rua Augusto Ribas). As exibições começam às 20h, com entrada franca.
Mais informações pelo telefone: (42) 3901-1588.