Por Cultura Plural
Por Isabele Machado
A dupla sertaneja ‘Cleiton Viola e Elisander’, formada por Anderson Cleiton Quarterolli e Elisander Mendes da Rocha, ambos da cidade de Ponta Grossa, teve início em dezembro de 2023 através das redes sociais e começou a aparecer ao público em fevereiro de 2024 com apresentações em Irati e São Mateus do Sul. Em uma entrevista, os músicos relataram que entre suas referências nacionais estão João Carreiro e a dupla João Lucas e Walter Filho, com os quais já possuem produções como ‘Segue teu Caminho (Cleiton Viola e Marcos Edin feat João Carreiro’) e ‘Coincidência (Cleiton Viola e Marcos Edin feat. João Lucas e Walter Filho), que estão disponíveis tanto no Youtube quanto no Spotify.
Os músicos possuem três músicas autorais, compostas por Cleiton, que além de músico, é eletricista e possui o próprio estúdio para trabalhar como produtor musical. Elisander também tem outra profissão, trabalha como técnico de segurança do trabalho. As músicas criadas pelos cantores são: Emanguaçado, E veio você e Estrada de Chão. A dupla costuma se apresentar em churrascarias e restaurantes, mas também já participou de concursos de música sertaneja, como o Festival de Inverno dos Campos Gerais, no qual ficaram em segundo lugar. Além disso, as produções dos músicos também circulam nas rádios, quando ouvintes interagem, postam e os mencionam nas redes sociais. Entre os estilos de música tocados, estão: sertanejo, anos 90, pop rock, pagode e samba.
A dupla constrói uma imagem perante as redes sociais, como Instagram e Youtube, publicando conteúdo frequentemente, incluindo covers, bastidores e interações com o público através de caixas de perguntas. Em uma grande parte de suas produções a viola caipira está inserida, e segundo a própria dupla, este é o objetivo principal, trazer esta proposta diferente e adequar o som da viola caipira a diversos estilos de música, destacando o sertanejo universitário, o que não é muito visto nos dias de hoje, ainda mais porque o instrumento é visto como algo que se refere a “velho” e antigo. Quando se fala de viola, quase sempre se pensa em algo que remete ao interior. Assim, a proposta da dupla se torna interessante e instigante, visto que o estilo musical tende a ser adaptado.
As produções dos músicos tratam de temas como bebedeira e amor, o que é muito encontrado em músicas sertanejas, mas também diversifica, pois usa termos e contextos mais leves, sem muitos “palavrões”, além de trazer frases no sentido figurado e que podem gerar reflexão.
A letra da música ‘Estrada de Chão’, por exemplo, fala da lembrança e da saudade dos tempos de infância no sertão, demonstrando gratidão por esse passado. Já a música ‘E veio você’, expressa a dor de um amor do passado que não deu certo, marcado pela traição e sofrimento. Diferente das outras faixas produzidas, a música ‘Emanguaçado’, traz uma personificação engraçada da marca de cachaça chamada Velho Barreiro, trazendo um tom bem-humorado e uma linguagem coloquial. É notável o equilíbrio entre os temas das três produções: enquanto uma fala da saudade da infância, outra aborda o amor, ambas com ritmos mais calmos, porém com batidas que harmonizam e tornam o som mais alegre. Por último, a que fala de bebida e apresenta um tom mais animado, diferente das outras faixas, tem uma pegada mais engraçada e descontraída.
Em março, a dupla lançou o videoclipe da faixa ‘Emanguaçado’. A produção mostra a cultura do tereré e contrasta com os efeitos negativos do consumo excessivo da cachaça. O cenário se passa em um quiosque e tem elementos característicos do lugar, como bebidas destiladas, cerveja, mesa de sinuca, jukebox (aparelho que serve para trocar músicas escolhidas pelo cliente), o truco e o violão, com isso, a letra da música casa com as imagens que são apresentadas no clipe. No YouTube, o vídeo atingiu 2,6 mil visualizações, já no Instagram, 15 mil pessoas acessaram a publicação, e a partir dos comentários, pode-se constatar que a produção foi bem recebida por aqueles que a ouviram, visto que não há críticas negativas. Em uma conversa, Anderson revelou que duas novas produções já estão em andamento, uma delas mistura o ritmo da viola com o estilo eletrônico.
As músicas produzidas por Cleiton e Elisander não fogem tanto do tradicional estilo sertanejo, quando se olha para a letra e tema das composições. Mas se destaca ao acrescentar a viola caipira em vários estilos musicais e trazer esse tipo de linguagem figurada para as músicas, o que pode acabar despertando a imaginação de quem está ouvindo. Além de ter a possibilidade de conseguir abranger um público maior, até mesmo pessoas que não curtem tanto o sertanejo podem acabar gostando da mistura de ritmos, já que a dupla não foca só no gênero, mas também avança sobre outros estilos musicais.