Por Cultura Plural
Foto: Yasmin SalgadoPor Giovana Galvão e Yasmin Salgado
O Setembro em Dança abriu espaço para a diversidade cultural e artística ao reunir companhias, grupos e bailarinos de diferentes regiões do país. Realizado entre os dias 16 a 27, o evento combinou apresentações, oficinas, mostras competitivas e abertas que transformaram a cidade em um centro de valorização da dança e de incentivo à interação entre artistas e público. Na última terça (23/09), coreografias de ballet, danças urbanas, danças contemporâneas e estilo livre fizeram parte da mostra aberta que aconteceu no Ginásio Jamal Farjallah Bazzi.
A dançarina Manuela Rodrigues,integrante do grupo independente LeveN, conta que enfrentou o desafio de assumir a coreografia pouco antes da apresentação. “Entrei de última hora. Tive apenas uma semana de ensaios, mas no fim deu tudo certo. Foi um desafio, mas também muito especial estar no festival”, comemora.
A emoção também esteve presente na plateia. Driele Andressa de Lara, mãe da Júlia, de 10 anos, acompanhou a primeira participação da filha no evento e segurou a ansiedade durante a apresentação.“O coração ficou a mil. É uma felicidade enorme ver todo o esforço se transformar em algo tão bonito no palco”.