Por Yasmin Aguilera e Ingrid Muller
Com três décadas de experiência no sapateado, a coreógrafa e professora Bruna Miragaia, referência na modalidade, se surpreendeu ao saber da influência da modalidade em Ponta Grossa ao realizar uma oficina no festival Setembro em Dança na última segunda-feira (22/09), no Ginásio Jamal Farjallah Bazzi.
“Fiquei muito feliz em encontrar professoras e alunas que já desenvolvem esse trabalho por aqui. Foi muito bom poder trocar experiências e compartilhar um pouco da minha vivência com elas”, afirmou. Para ela, o cenário local tem se mostrado promissor. “É um orgulho ver que a cidade está incentivando o sapateado a crescer cada vez mais”.
O sapateado americano, popularizado no século XX em musicais da Broadway e no cinema com astros como Fred Astaire e Gene Kelly, combina dança e percussão corporal por meio dos sapatos especiais que marcam o ritmo. Em Ponta Grossa, essa modalidade ganha espaço gradativamente, com grupos e escolas de dança interessados em diversificar suas práticas.
Entre os participantes da oficina estava Amanda Lopes, atriz e dançarina, que ressalta a importância de unir as duas artes em sua trajetória. “Sempre gostei de poder envolver os mundos do teatro e da dança”. Ela contou que estava afastada do sapateado há algum tempo, mas a atividade trouxe de volta a familiaridade com o ritmo. “Fazia muito tempo que não dançava sapateado. Sempre tive aula com a mesma professora e hoje pude conhecer novas perspectivas e metodologias de aula de outros mestres”.