Por Lívia Anjos
Por: Lívia Anjos
A comemoração dos 202 anos de Ponta Grossa se encerrou com celebração e premiações. Na noite da última segunda (15/09), a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa realizou um concerto no Ginásio da Pessoa com Deficiência Jamal Farjallah Bazzi para comemorar o aniversário da cidade e foram premiados os vencedores da Gincana Princesa dos Campos.
Os músicos tocaram oito músicas. O evento começou com a dramática Prelúdio de Carmen, a canção de primavera Varsäng e a suíte Karelia Suite. Em seguida, a orquestra trouxe Dança Húngara 1, inspirada em melodias populares de danças húngaras, Cavalaria Ligeira, caracterizada pelo seu ritmo galopante, Mambo 8, uma música dançante, e Aquarela do Brasil, que retrata as belezas e culturas do país, como o samba e o carnaval. Para finalizar, o grupo tocou o Hino de Ponta Grossa. “É uma honra estar em um evento da cidade e comemorar seu aniversário junto com a população”, comenta o violinista Jadher Ramos, um dos músicos da orquestra.
Em seguida, o secretário de Cultura de Ponta Grossa, Alberto Portugal, nomeou os vencedores de cada categoria da Gincana Princesa dos Campos, evento promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa no contexto dos 202 anos do município. A premiação foi dividida em seis categorias: PG Cult e Criativa, Cuidar da Nossa Terra, Movimente-se!, Vida Saudável, Cidadão Bem e Ponta Grossa é Demais.
Na categoria PG Cult e Criativa, o vencedor foi Célio Marins da Silva, que compôs uma música chamada Princesa dos Campos Gerais, no estilo sertanejo raiz, disponível nas redes sociais do artista. Na categoria Cuidar da Nossa Terra, o Grupo Exatas da Universidade Unicesumar, representado por Maicon Ramon Bueno, foi premiado por realizar o plantio de 202 árvores em local estabelecido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O vencedor da categoria Movimente-se! foi Juliano Ferri pelo Grupo Casa São Pio, da Faculdade Anhanguera, que realizou um jogo de vôlei entre os times Aracês Porangas e Dhuís. A categoria Vida Saudável foi produzida por Helton Gomes, da Casa São Pio, que realizou testes glicêmicos gratuitamente para pessoas em locais de grande fluxo da cidade.
Na categoria Cidadão Bem, foi produzido um bazar solidário de roupas com o preço das peças pago com um abraço. A ideia foi realizada pela Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa. A última categoria, Ponta Grossa é Demais!, foi conquistada pelo grupo Mulheres Nota Mil, que produziram e distribuíram 80 kits de beleza, com maquiagem e itens de higiene feminina a catadoras de recicláveis e agentes de limpeza pública.
Sônia Ruth, participante do projeto do Grupo de Mulheres Nota Mil, conta que o momento mais marcante na realização da iniciativa foi a escolha dos itens colocados nos kits. “Queríamos colocar muitas coisas. Porém, não cabia tudo. Em alguns momentos, os participantes do grupo tiveram ideias controversas. Quase desistimos do projeto, mas nos reconciliamos e seguimos até o final com a proposta”, destaca.