Por Lívia Anjos
O Parque Vila Velha comemorou a data de seu aniversário neste sábado (11), com uma programação especial. O parque, que há 72 anos faz parte da história de Ponta Grossa, é um ponto turístico que contribui para a conservação das formações rochosas de arenitos no Paraná.
A programação iniciou com um concerto da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa (OSPG), que apresentou o movimento Symphony Nº. 3, de Johannes Brahms. Em seguida, o grupo trouxe a peça Pedro e o Lobo, do compositor Serguei Prokofiev, que conta uma história infantil narrada através da música. Nela, cada personagem da história é simbolizada por um instrumento: Pedro, o protagonista, é representado pelas cordas, seu avô pelo fagote, o Gato pelo clarinete, o Pato pelo oboé, o Passarinho pela flauta transversal, os Caçadores pelos tímpanos e o Lobo pela trompa.
Ao longo da obra, o músico Pierre Cerjat, que toca na orquestra, narrou toda a história com o acompanhamento de cada personagem de acordo com a cena em que apareciam. A violinista da OSPG, Marília Izabel Burgath Ukrainski, comenta que tocar no parque foi uma experiência diferente: “Desta vez a gente não tinha só os pássaros representados pela Flauta transversal e sim pelos pássaros do ambiente e é muito gratificante tocar aqui, pois é um ponto turístico que atrai muitas pessoas e assim também conseguimos divulgar mais a nossa orquestra e comemorar este dia especial”.
Depois da apresentação, foi cantado parabéns para a atração turística e o Parque também ofereceu um pedaço de bolo a todos os turistas que estavam presentes. A programação do aniversário do Parque Vila Velha seguiu durante a tarde com a Feira de Artesanato, recreação para as crianças e um show especial do cantor Matheus Dallas.