Por Lívia Anjos
O Setembro em Dança-Festival Nacional de Dança de Ponta Grossa encerrou suas atividades com uma noite de gala, com apresentações e premiações. O evento ocorreu no último sábado do mês de setembro no Ginásio de Esportes Jamal Farjallah Bazzi.
A edição de 2025 trouxe novas oficinas com professores de outras cidades. Cada oficina trabalhou com um tipo diferente de dança. A dançarina Vitória Parizotto, da Companhia Pé na Cova, ficou em primeiro lugar na mostra competitiva de estilo livre adulto e percebeu a evolução do evento. “Neste ano, o festival trouxe várias coisas diferentes, como o sapateado e danças africanas, dando mais ênfase para as oficinas e realizando a divulgação delas de uma forma bem organizada para o público poder participar”.
No encerramento, em 27 de setembro, o festival premiou 49 categorias, separadas por modalidades e pelos estilos de dança. Os dançarinos Eduardo Souza e Beatriz Antonelio, da Companhia Angels Crew, participaram da edição e comentaram que o público da cidade é muito caloroso com o festival. Com base nos dados repassados pela Secretária de Cultura de Ponta Grossa, 2.750 pessoas foram prestigiar o festival neste ano.
Beatriz comenta que as competições aproximam o evento do público leigo e mostra o valor da arte. “Por ter competição, nos esforçamos muito, de forma profissional, para participar. O festival, de forma gratuita, ajuda a propagar isto”, complementa a dançarina.
Ainda que o festival evolua a cada ano, há espaço para mais crescimento, é o que avalia o dançarino Caique Paz, da Companhia Àlàáfíà, que participou pela segunda vez do evento em 2025. “É necessário ter mais atenção com os bailarinos, pois em uma situação, na passagem de palco, tivemos um curto tempo para arrumar a iluminação e organizar o nosso cenário. Isso prejudicou nosso trabalho final. São detalhes que a organização pode corrigir para que, ano que vem, seja um festival ainda melhor”.
De acordo com a Secretaria de Cultura de Ponta Grossa, a edição deste ano teve mais de 900 alunos inscritos para competir. Em 2026, as atividades do festival iniciarão em maio.