Foto: Yasmin Aguilera Evento reuniu amantes da dança e romancePor Lucas Jolondek e Yasmin Aguilera
O clássico filme de romance Footloose (1984) foi a atração do Cine PG nas noites da última terça (09/09) e quarta-feira (10/09), em homenagem ao Setembro em Dança, projeto que busca valorizar a dança como expressão artística e esportiva.
A exibição reuniu amantes do cinema e da dança no Centro de Cultura de Ponta Grossa. O evento faz parte da programação especial do mês, que traz atividades voltadas à valorização da dança em diferentes linguagens e aproxima o público do universo artístico por meio de obras clássicas.
Filme
A pequena cidade conservadora no interior dos Estados Unidos possui uma lei em que dançar é considerado um crime. Isso ocorre por causa de um trágico acidente em que dois adolescentes morreram. A partir disso, a comunidade se uniu para pedir a abolição de todas as festas e de qualquer atividade que pudesse levar os jovens à “depravação”.
Com a chegada do jovem Ren (Kevin Bacon) à cidade, ele inicia uma batalha contra essas proibições, ao lado de uma jovem rebelde, Ariel (Lori Singer), filha do pastor responsável pela criação das leis. Ariel, contrária às regras criadas por seu próprio pai, une-se a Ren não apenas romanticamente, mas também em uma jornada para fazer as pessoas aceitarem a música, as festas e, principalmente, a dança.
Footloose traz críticas claras ao fanatismo religioso e ao medo instaurado na comunidade. O pastor é retratado como uma figura quase ditatorial, com discursos que influenciam praticamente toda a cidade. O filme revela que ele teme perder mais pessoas por causa do “pecado”, considerado o responsável pelo acidente que matou os jovens anos atrás. Isso o torna um pai opressor, especialmente com Ariel, que se torna uma adolescente inconsequente, com um forte desejo de se libertar daquele lugar. O pastor não é retratado como uma pessoa má, mas sim como alguém guiado por traumas, pelo luto e por aquilo que acredita ser o certo.

Ren é visto como o estereótipo do adolescente rebelde, enfrenta os “valentões” da escola, contesta os valores da cidade conservadora, que aprendeu a não temer ações consideradas pecaminosas e acredita que ser diferente não é algo ruim. Ele expressa seus sentimentos por meio da dança e, para ele, viver em um ambiente de repressão não era aceitável. A sua luta começa ao defender seus ideais e ao demonstrar que nem tudo deve ser visto como pecado, chegando até a usar a própria Bíblia em seus argumentos. Mesmo sem a aprovação da cidade, Ren e Ariel continuam planejando a festa de formatura fora dos limites do município. No final do filme, o próprio pastor compreende que não deve se autointitular um salvador, mas sim um guia, permitindo que as pessoas sigam seus próprios caminhos.
Ariel é uma personagem que apresenta traços de trauma devido à relação com seu pai. Quando criança, os dois tinham uma ótima relação, e durante o filme ela tenta se reconectar com ele, mas é sempre ignorada. A personagem conta que, na infância, adorava assistir aos ensaios do pai, mas que, atualmente, só enxerga manipulação em suas atitudes. Sua postura inconsequente não deve ser vista como mera rebeldia gratuita, mas sim como uma forma que encontrou para reagir às atitudes opressoras que enfrentou.Footloose é um filme que aborda temas profundos de maneira leve. Conta uma história bem construída, com personagens interessantes, além de uma trilha sonora clássica e inesquecível.