Gueg é pioneiro no hip hop em Ponta Grossa e sempre esteve presente em produções dos projetos, mantendo uma parceria longeva
Ismael Alves dos Santos, o Gueg, é produtor de hip hop de Ponta Grossa e parceiro de projetos culturais do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Para comemorar essa parceria, o projeto de fotojornalismo Lente Quente, com apoio do Cultura Plural, preparou uma homenagem pelos anos em que Gueg tem contribuído com as produções do curso e pela sua atuação no movimento hip hop.
A homenagem ocorreu nesta terça-feira (02), no Departamento de Jornalismo, e contou com a presença de docentes e estudantes. A iniciativa é uma forma de reconhecimento a Gueg, figura cultural do hip hop, que concedeu diversas entrevistas para estudantes do curso de Jornalismo, perpassando gerações de calouros, veteranos e estudantes que já se formaram na graduação.
Para Gueg, essas parcerias são importantes porque abrem portas e lugares para apresentar os trabalhos produzidos no hip hop. “A cada ano vai ficando mais forte, nem sempre são as mesmas pessoas, todo ano troca as pessoas e as parcerias, mas algumas que continuam há décadas a gente tem que abraçar, é tipo uma amizade”, relata.

Gueg agradeceu com emoção pelo reconhecimento e destacou que representa uma luta coletiva. “Eu não estou caminhando sozinho, não estou fazendo as coisas somente por mim, se fosse por mim, acho que eu não tinha feito nada, estou fazendo por várias pessoas que gostam e amam a cultura”, observa.
Gueg é um dos pioneiros do hip hop em Ponta Grossa e na região e acompanhou diversas fases do movimento. Com um estúdio próprio em sua casa, cria gravações de sua autoria e também produz músicas para diversos artistas da cidade, que sonham em seguir no rap. Ele lembra que o programa Hip Hop PG, que era transmitido na TV Educativa e abria espaço para a música independente, marcou uma geração de ponta-grossenses que se sentiam representados pelas músicas e clipes. Gueg construiu um legado no cenário local, da periferia, e consegue por meio das produções expressar suas vivências e dar visibilidade ao gênero do hip hop na cidade.