Foto por: Vitória SchrederhofMostra acontece no SESC Estação Saudade de Ponta Grossa
Vitória Schrederhof
A exposição Memórias das águas: enquanto existir traz obras da cultura oceânica para o SESC Estação Saudade de Ponta Grossa. A mostra vai até dia 7 de novembro e foi realizada pelo Coletivo Sem Título dos alunos de Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O projeto foi contemplado pelo edital da 22º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em parceria com o Grupo de Teatro Científico da UEPG, e tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Programa Nacional de Popularização da Ciência – Pop Ciência.

A exposição repleta de azul e animais marinhos, traz criações que abordam mitos, ciência, espiritualidade, memória e futuro. As obras foram feitas por 19 artistas-alunos que trouxeram criações inéditas para a mostra, desde pinturas, desenhos, esculturas e áudios imersivos.

A estudante de artes visuais e curadora da exposição, Maria Luiza Freire conta que a exposição surgiu de uma ideia durante uma aula. “Os alunos foram atrás de temas relevantes nos dias de hoje, e a gente encontrou o tema da 22ª Semana de Ciência e Tecnologia, que é o tema da década de oceano da ONU, cultura oceânica”. A exposição tem como um de seus objetivos sensibilizar o público sobre o mar. “Nosso objetivo como Coletivo Sem Título ao propor essa exposição sobre o mar, sobre a cultura oceânica, é convidar o público a se deixar tocar pelo mar, pela sensibilização sobre a preservação, sobre a vida nos oceanos e também sobre toda a poluição que o ser humano gera” comenta a curadora.
