A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Proex-UEPG) abriga a primeira exposição do artista Juca Pavoski. Processos pictóricos conta com fotos analógicas e traz representações de São Mateus do Sul, no sul do Paraná, feitas por meio de procedimentos históricos e alternativos, como a goma bicromatada e a cianotipia. As fotografias possuem uma estética vintage e abrem diversas interpretações para quem as observa. A abertura da exposição ocorreu na última quarta (24/09).
Pavoski foi contemplado por um edital do Núcleo de Cultura da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (FAUEPG). A curadoria da mostra foi realizada pela chefe de Divisão de Cultura e Arte da Proex, Patricia Camera, e pelo diretor de Assuntos Culturais da UEPG, Nelson Silva Júnior.
José Manoel Pavoski Neto, que é estudante de Engenharia Elétrica, construiu as câmeras e lentes usadas no projeto e revelou as fotos em casa. “Para mim é muito importante ver as fotos no tamanho e dimensão em que estão expostas, e também para apreciação do público”, destaca.
O músico Gabriel Vieira Rodrigues Carneiro esteve presente na abertura da exposição. “As imagens da biodiversidade local, ao mesmo tempo que parecem algo tétrico, causando um suspense, ao mesmo tempo me trouxeram boas memórias”. Processos pictóricos fica em exposição na galeria da Proex até 23 de outubro.