Por Lívia Anjos
Foto: Lívia AnjosPor Lívia Anjos
O PG Memória iniciou sua 7° edição nesta sexta-feira (15), com a temática “Naquela mesa: no baile da saudade, qual é o seu lugar?”, trazendo à tona a tradição dos bailes que fazem parte da história de Ponta Grossa. O evento foi realizado no Lago de Olarias por meio da Secretaria de Cultura, com apresentações gratuitas. O tema deste ano foi inspirado na música “Naquela mesa”, de Sérgio Bittencourt, resgatando a lembrança do passado.

O evento começou com gincanas escolares para as crianças na parte da manhã, com brincadeiras e dinâmicas competitivas. Em seguida, uma oficina liderada pela contramestra Ester Schwebel da Silva Santos permitiu o contato com a arte da capoeira.
No período da tarde, o músico Silvestre Alves apresentou, com voz e violão, músicas como “Tocando em Frente”, de Almir Sater e Renato Teixeira, fazendo referência à época do tropeirismo no Paraná. Após a apresentação de Silvestre, a Companhia Municipal de Dança de Ponta Grossa trouxe um espetáculo coreografado por Joice Aline Jorge, mostrando o resultado de seus ensaios para o público.

No final da noite, a Banda Lyra dos Campos tocou músicas como ABBA, Michael Jackson, Elvis Presley, trilhas sonoras dos filmes da Pixar, trilha sonora do filme “Os Incríveis” e a música “September”, de Earth, Wind & Fire. O flautista da Banda, Luan Gustavo Antunes de Almeida, considera que o PG Memória é importante para a cultura local. “É também um momento de lazer para a família e amigos, para desfrutar o que a cidade oferece”, diz. A última apresentação da noite foi do cantor Mano Luan, com músicas autorais.
O PG Memória segue até domingo (17) com cenários e mesas que trazem a nostalgia de bailes antigos. A programação completa está disponível nas redes da Secretaria de Cultura (@cultura.pg).
