Por Cultura Plural
Por Fabrício Zvir
Lançamentos literários, performances musicais, poesia e conversas que atravessam fronteiras criativas marcam mais uma edição da Invernada Cultural em Ponta Grossa. Promovida pelo selo Lambrequim e realizada em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a iniciativa segue até 17 de setembro. A proposta é reunir artistas locais e convidados de outros estados e reforçar o papel da cidade como espaço de encontro e criação artística.
A iniciativa conta com apoio de CBGBAR, Jornal Mural, Dale, Frederico Cervejas & Cervejas, HJ Comunicação e Assentamento Emiliano Zapata. O passaporte para atrações pagas custa R$ 25 e dá acesso para todos os dias e programações do evento.
No campus central da UEPG, as atividades começaram na quarta-feira (13), no Pequeno Auditório do Bloco A, com o lançamento do livro Admirável Graça Infinita: o hedonismo distópico de Aldous Huxley e David Foster Wallace, de Evanir Pavloski e Diego Gomes do Valle, às 17h30, seguido pela palestra do poeta e crítico Ademir Demarchi às 19h.
No sábado (16), o Frederico Cervejas & Cervejas recebe o encerramento da oficina A Arte no Cartaz às 14h, o lançamento do livro Diálogos com a Literatura Paranaense às 17h30, o lançamento de Da Saudade Não Se Perde Nem o Grito, de Maria Mion, às 18h, e shows com Orango Thunder e O Lendário Chucrobillyman a partir das 19h.
O encerramento ocorre no domingo (17), no Assentamento Emiliano Zapata (MST), das 14h às 17h, com Roda de Mate e conversa com assentados, lançamento do livro infantil Mamãe é um montão, de Carina Mirelli Dias, oficina cartonera Mural + Olaria e show de Guile.