Por Lívia Anjos
No mês de julho teve início o Festival “Por Dentro do Conservatório”, com recitais e um festivalzinho para crianças. As apresentações foram realizadas por estudantes do Centro de Música Conservatório Maestro Paulino. O evento tem como objetivo mostrar o resultado do desempenho dos estudantes de cada instrumento durante o primeiro semestre deste ano.
O festival começou no dia 30 de junho dividido em três sessões no Auditório do Conservatório. No primeiro dia, os alunos de piano dos professores Cássio Viante e Silvane Puhl de Almeida Torres trouxeram um repertório de obras atuais, eruditas e clássicas.
No segundo dia (01) foi a vez dos estudantes de violão, do professor Marcelo Ijaille, que mostraram o aprendizado com músicas populares junto com os alunos de baixo elétrico da professora Bruna Buschle, que fizeram a base e o grave no acompanhamento das músicas. Em seguida os estudantes de contrabaixo, também alunos de Bruna Buschle, mostraram a essência do instrumento. Para finalizar a segunda noite de recitais, a professora Camila Cardoso trouxe um estudante para demonstrar o ensino de percussão com a música Chromatic fox-trot produzida pelo xilofone.
A terceira noite de recitais (02) iniciou com a flauta doce dos alunos do professor Fabrício Ribeiro e com o clarinete da turma do professor Jacson Elomar Vieira. Os estudantes apresentaram peças individuais e em grupo, performando diferentes estilos musicais.
Logo depois, a professora de contrabaixo, Bruna Buschle, encerrou as apresentações com a participação de alguns alunos. A última apresentação foi dos alunos de canto popular da professora Aline Cebulski, que performaram músicas populares brasileiras, encantando o público. Também na mesma noite, porém no Palco B do Cine-Teatro Ópera, estudantes de guitarra, do professor Felipe Locks, mostraram solos no final do terceiro dia de apresentações.
Na noite seguinte (03), no Auditório do Centro de Música, foram apresentados os instrumentos: violoncelo, canto popular e trompete. Já no Ópera a apresentação foi de saxofone. A primeira sessão do quarto dia foi dos alunos de violoncelo do professor Bruno Rosa, que trouxeram uma variedade de músicas com a classe de seu instrumento. Em seguida, os alunos de canto popular cantaram com emoção e encenação a letra de cada canção ensinada pelo professor Rubens Rosa. No final, os alunos de trompete mostraram uma variedade de músicas solo em seu instrumento por meio dos aprendizados das aulas com o professor Cleverson Carneiro Alves. A última apresentação foi encerrada pelos alunos de saxofone no Teatro Ópera, que trouxeram músicas atuais e clássicas que aprenderam nas aulas do professor Amauri Júnior.
Na sexta-feira (04), encerrou a primeira semana de apresentações no auditório do Conservatório Maestro Paulino. A primeira sessão da noite foi a turma de violino dos professores Marco Ferri e Félix Barradas, que além de mostrarem o talento e aprendizado de seus alunos de violino, trouxeram o instrumento da viola na apresentação, expandindo o mundo dos instrumentos de cordas.
Logo em seguida, os alunos de canto lírico mostraram em recital uma variedade de músicas de idiomas como francês, alemão e brasileiro com a metodologia do professor Rubens Rosa. No final da noite os alunos do professor Rafael Novossad revelaram harmonias complexas e expressividade em cada música.
A semana encerrou na quarta-feira (09), no Cine Teatro Ópera. A primeira parte do Festival de Recitais contou com os alunos formandos de percussão guiados pelo professor Nicolas Salazar, que mostrou a evolução da turma ao finalizar a formação musical.
Entre ritmos e cordas
As apresentações da programação final do Festival foram realizadas por grupos musicais estáveis de Ponta Grossa no palco B do Teatro Ópera. A Conserva’s Big Band, primeira a se apresentar, teve início pelo professor de saxofone do Conservatório, Hudson Muller no ano de 2021. Atualmente, a Big Band é formada por 22 músicos com regência do professor Amauri Junior. O repertório do grupo é mais voltado para jazz, músicas brasileiras, temas de filme e música pop.
Amauri considera que a Conserva’s Big Band sempre impressiona: “além do nível técnico dos músicos, sempre tem uma energia musical muito boa naquele meio, quando estamos tocando interagimos bastante, os improvisos são muito bem executados e essa troca de sensações sempre resulta em ótimos concertos, o público adora a sonoridade e a energia”, observa.
Durante a segunda semana de espetáculos, o Conservatório fez o lançamento da Orquestra de Cordas na quinta-feira (10), junto com a participação do coral Meninas Cantoras. A orquestra surgiu após várias tentativas de ativação e neste ano, com a ajuda dos corpos ativos da instituição, teve sua primeira apresentação.
O grupo é composto por 30 integrantes e seus principais instrumentos são o violino, a viola, o violoncelo e o contrabaixo. A orquestra tem como objetivo proporcionar aos alunos dos cursos de cordas do Conservatório a oportunidade de aprendizado coletivo dentro de um grupo característico de seus instrumentos. Os alunos têm contato com o repertório orquestral, assim como técnicas específicas para o trabalho em um grupo musical coletivo. Além disso, a orquestra tem como propósito servir como colaboradora junto com outros departamentos do conservatório, como os corais e outros instrumentos.
O maestro Marco Ferri avalia como positiva a primeira experiência da Orquestra. “Por ser o primeiro concerto da orquestra, com pouquíssimos ensaios, aceitar o desafio de acompanhar um coral tão bem preparado e com um histórico incrível de sucesso com as Meninas Cantoras, não é um feito pequeno. Estou muito satisfeito com o trabalho e extremamente ansioso para os próximos programas e desafios”.
Para finalizar as apresentações do Centro de Música, os alunos de nível infantil, básico e avançado mostraram ao público o que aprenderam ao longo do semestre por meio dos corais, cantando músicas folclóricas e paranaenses com a regência do professor Eudes Stockler.
A programação do Festival Por Dentro do Conservatório foi divulgada nas redes da Secretaria de Cultura de Ponta Grossa (@cultura.pg). Para assistir as apresentações era necessário retirar ingresso na secretaria do Centro de Música mediante a doação de um produto de limpeza ou uma caixa de chocolate.