Por Cultura Plural
Por Lívia Anjos
O Auditório B do Cine-Teatro Ópera foi palco da quarta edição do projeto Holofotes, dedicado à cultura LGBTQIAPN+, com performances, músicas, maquiagens e transformações, no dia 20 de junho. O projeto é liderado pelo produtor cultural Erik Teixeira.
“O objetivo do evento é dar destaque para pessoas que geralmente estão à margem, que variam de idade, gênero, raça e que estão performando com a arte no sangue. Através de personagens, eles podem ser quem eles querem ser para além das cenas noturnas, espaço que geralmente são colocados”, destaca Teixeira.
A edição deste ano teve a participação de Fábio Mendes, que dá vida à drag queen Cindy Cindy. Durante o evento, foram realizadas nove performances. Cindy Cindy abriu as apresentações com a música Brand new day, canção de Lorena Simpson.
Em seguida, a dupla Farrah e Uly entraram em cena com a música de Whitney Houston e Mariah Carey When you believe. A noite seguiu com a performance de Thorn Moon, que usou a música Bloody Mary da cantora Lady Gaga . Depois foi a vez de Lilly, uma mulher cisgênero, que encenou um remix com as canções Pink Poney Club de Pink Poney Club e Girls just want to have fun de Cyndi Lauper.
Na sequência, Uly voltou ao palco em uma apresentação com Afonso, uma mulher que performou um papel masculino na música Siga seu rumo, de Pimpinela, que descreve uma briga de casal que arrancou risos do público.
Eriellix trouxe um figurino feito por ele mesmo com a música Miracle maker de Nat Valverde. Depois, Antonella se apresentou com a música Racha, canção de Urias. Para fechar a noite, Dercy realizou uma performance de comédia, com piadas e ironia.
Interessados em se apresentar em futuras edições do evento podem entrar em contato com o projeto por suas redes sociais.