Por Cultura Plural
Quem passou pelo Calçadão da Cel. Dulcídio, após o meio-dia do último dia 21 encontrou mais uma manifestação cultural em Ponta Grossa. É o Setembro em Dança, que está na 11º edição com oficinas e apresentações durante o mês. Os grupos foram o Ministério de Dança Baluarte, com jazz e street dance, o Grupo de Capoeira Guerreiros dos Palmares, o Grupo de Dança SEST SENAT, Grupo Coisa Nossa, Grupo Genko, Galpão Estância Serrana e a Sttoss Cia. de Dança, de Curitiba.
Uma das organizadoras do evento, Ana Raimundo, explica que em agosto foram abertas inscrições para que os grupos interessados marcassem o dia para se apresentarem. “Acho importante o evento, porque vários grupos participam, desde grupos novos aos mais experientes, tendo um intercâmbio de experiência entre eles.” Ana explica que há oficinas para aqueles que estão iniciando a dança e também níveis avançados.
A dançarina Pricca Rizzo, da Sttoss Cia de Dança conta que não conhecia o Setembro em Dança, mas que o grupo foi convidado a participar. “Há essa interação com outros grupos, o que faz com que a dança se fortaleça e tenha mais espaço na sociedade”, considera.
Ana Cláudia Galvão foi prestigiar a irmã que se apresentou pelo Grupo de Dança SEST SENAT. “Considero a dança importante para a criança, para que ela não entre nas drogas e tenha um bom desenvolvimento”, diz.
As apresentações continuam no domingo (22) no Parque Ambiental, as 15h com: Grupo de Dança Gaúcha Estampa Campeira, Galpão Estância Serran, Grupo de Dança Amigos da Tradição – APAE, Projeto Voz Ativa – Grupo Sutilez, Grupo de Dança Querência Amiga, Grupo Genko, Sttoss Cia. de Dança (Curitiba/PR).
Reportagem de Gabrielle Rumor Koster