Por Cultura Plural
Por Millena Zampieri e Erika Vibly
Na manhã do último sábado (17/05), o ponto cultural Bando da Leitura realizou o projeto “Brincar de quê?” no bairro de Oficinas. A prática consistia em resgatar brincadeiras dos anos 1990 e 2000 para divertir crianças, adultos e idosos, já que o evento reuniu o Bando das crianças, o Bando Mulheres e o Bando Saudade. A diversão começou com uma roda para todos brincarem de roda cotia, ciranda cirandinha e passa anel. Então, os participantes dividiram-se em grupos que continham, pelo menos, um adulto para supervisionar as brincadeiras de elástico, pulação de corda, cinco marias, bolim bolacha, amarelinha e bolinha de gude.
Além de brincarem, as crianças também puderam dar espaço à criatividade com a revista de colorir “Brincar de Quê?”, criada por Larissa Hofbauer e Jessica Allana Grossi, que será distribuída na cidade. Para Larissa, ilustradora da revista, o evento foi inclusivo: “o projeto conseguiu ir além de uma revista de colorir com brincadeiras, ele proporcionou uma troca de conhecimentos entre gerações”. O projeto “Brincar de quê?” recebeu recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) 2024, através da Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa.
Eliane Nascimento, que trabalha como zeladora na Secretaria Municipal de Cultura, participa do Bando nas Tardes da Saudade e mesmo com um compromisso foi prestigiar o evento. Para ela, estar no Bando é um momento para se desligar da tecnologia e ter um pouco de lazer, aproveitando o ambiente e a presença das pessoas. “Voltei ao passado e pude transmitir ensinamento para as crianças”, relata. Por fim, as crianças puderam se deliciar com doces típicos da infância, como maria mole, suspiro, doce de abóbora, sorvete seco e doce de leite.