Por Cultura Plural
Por Ingrid Muller, Lucas Jolondek e Yasmin Aguilera
Concerto gratuito do projeto “Teatro da Minha Vila” promove cultura e música aos bairros de Ponta Grossa
Na última quinta-feira (08), a Conserva’s Big Band realizou um concerto na Praça da Vila 31 de Março. A apresentação integrou a programação da 39ª edição da Semana de Cultura Bruno e Maria Enei, que trouxe o tema “Teatro da Minha Vila”. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa em parceria com a Prefeitura Municipal e tem como principal objetivo descentralizar o acesso à arte e levar cultura às comunidades da cidade.
Sob a regência de Amauri Júnior, a Conserva Big Band é um dos grupos musicais do Conservatório Maestro Paulino e teve início em 2021. O objetivo é dar oportunidade para que alunos e músicos da cidade entrem em contato com o universo da música instrumental nos mais diversos gêneros na música popular, sobretudo do jazz. A Conserva possui formação tradicional das big bands americanas, contendo saxofone, trompete, trombone e a base rítmica harmônica (piano, baixo, guitarra e bateria).
O projeto “Teatro da Minha Vila” teve sua primeira edição neste formato pensado para avaliar o interesse da comunidade em ações culturais descentralizadas. Apesar de ser uma iniciativa piloto, a presença expressiva do público surpreendeu positivamente. “Sabemos que grupos como a Big Band, Meninas Cantoras e Banda Lyra já têm seu público cativo, mas cada bairro responde de forma diferente. Esse contato direto ajuda a entender essas particularidades”, destaca o diretor do conservatório, Ezequiel Ramos.
A escolha da Vila 31 de Março reflete o compromisso com a democratização da cultura, seguindo uma diretriz da Secretaria de Cultura de levar eventos para bairros periféricos. “Muitas pessoas não têm condições de se deslocar até o centro para prestigiar apresentações culturais. Nosso objetivo é criar oportunidades para que essas comunidades também possam ter acesso à arte e à cultura”, ressalta Ezequiel.
O artista Gustavo Mayer relata sua experiência na Big Band e a importância de eventos como “O Teatro da Minha Vila”. O instrumentista explica que estes eventos possibilitam a oportunidade de levar seu trabalho para quem não possui o hábito de frequentar um concerto. “Um evento descentralizado tem um ótimo potencial de formação de público, que por sua vez é essencial para o trabalho dos artistas” , explica Mayer.
Gustavo Luiz Fernandes Mayer iniciou como estudante de saxofone no conservatório em 2023. Com suas experiências como saxofonista na banda Chave de Mandril, logo se integrou à Big Band. Gustavo considera sua participação na Big Band uma grande parte do seu processo de formação: “O palco é o momento onde esse comprometimento vale a pena, onde além da reação do público podemos nos divertir com nossa própria apresentação”.
A programação da 39ª Semana da Cultura foi realizada de 8 a 11 de maio. O bairro 31 de Março recebeu apresentações, concertos e oficinas que movimentaram a comunidade, promovendo a cultura e a arte para todos.