Por Cultura Plural
Por Fernanda Matos e Larissa Oliveira
Com música, exposição de artesanato, feira e roda de conversa, a cena cultural de Ponta Grossa foi marcada pela conscientização sobre estigmas sociais no Big Flash, que aconteceu no sábado (26/04), na Zion House. A edição deste ano, nomeada de Catatau, abordou a resistência como forma de luta contra a intolerância referente a preconceitos e ao proibicionismo da maconha.
O Big Flash acontece uma vez ao mês e a edição especial surgiu de uma vontade de informar sobre a pauta da maconha com um foco cultural. A relação entre o universo canábico e a cultura pode ser explicada através da obra de Paulo Leminski chamada Catatau, que serviu de inspiração para a atividade cultural.
Marco Aurélio de Souza, um dos organizadores do evento, explica sobre a ideia do livro presente na atividade de conscientização. “A obra explora a linguagem como um espaço de reflexão, criação e, muitas vezes, de falha”. Ele também diz que a escrita experimental de Leminski reflete a busca por novas formas de expressão e de compreensão pelo mundo. “A obra é uma crítica aos valores ocidentais e à ideia de que o pensamento ocidental poderia se reformular a partir do contato com experiências diferentes”.
O evento abriu com um bate papo com Tarso Felipe, que esteve presente nas duas edições da Marcha da Maconha em Ponta Grossa e falou sobre a história do movimento na cidade. Felipe Brigola, integrante da banda Orango Thunder e um dos idealizadores do Big Flash, também se apresentou no evento.No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) descriminalizou o porte da maconha para uso pessoal. A discussão referente à legalização da substância ainda não avançou no país. A lei 11.343/06 institui que é autorizado o plantio, a cultura e a colheita exclusivamente para usos medicinais ou científicos, mediante fiscalização. Uma das discussões levantadas pelo Big Flash é que a planta pode ser usada para tratamentos médicos e que o tabu sobre o assunto pode gerar preconceitos contra as pessoas que necessitam consumi-la para fins terapêuticos.