Por Cultura Plural
Por: Erika Vibly, Lorena Rocha e Millena Zampieri
No dia 27 de março é celebrado o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo. A data destaca a importância dessas expressões artísticas como formas de resistência e transformação. “O Teatro é exercício para a alma”, afirma Fernanda Montenegro, artista que atua na valorização da arte no país.
Em Ponta Grossa, diversos grupos teatrais e circenses mantêm vivas essas manifestações culturais, proporcionando oportunidades para que a população tenha acesso a espetáculos e formação artística. A equipe do Cultura Plural registra a atuação de 16 iniciativas, entre escolas, grupos e coletivos, dedicadas à arte na cidade.
O Grupo de Teatro de Ponta Grossa (GTPG), vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, se dedica à democratização do teatro em Ponta Grossa com a apresentação de espetáculos. O Grupo Dia de Arte, fundado por Michella França, comemorou em 2024 uma década de espetáculos. Já o Centro de Estudos Cênicos Integrado (CECI) foi a primeira escola de teatro particular dos Campos Gerais dedicada a oferecer cursos para diversas faixas etárias, contribuindo para a formação de novos talentos.
A cidade também conta com iniciativas independentes, como a Companhia Pé na Cova, fundada em 2022, que transformou encontros informais em uma companhia teatral profissional. Outra referência é o Grupo de Teatro Universitário (GTU) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que teve sua fundação em 1973, passou por um hiato de três décadas e retomou suas atividades em 2023.
A Escola de Artes Bianca Almeida, desde 2014, promove o ensino de teatro e dança. A Cia Levar-te realiza produções artísticas e culturais para todos os públicos e a Cia Artheiros, com 12 anos de existência, oferece aulas de teatro, circo e ballet, com foco em comunidades periféricas.
O Coletivo Cacareco atua com diversos projetos culturais, desde festivais teatrais como o Festival de Teatro Internacional Lambe-Lambe até contações de histórias como a iniciativa do Cacarejando Histórias. O Grupo TransformArte, fundado em 2014 por Nataly Lima, é uma iniciativa artística de Ponta Grossa que busca democratizar o acesso à arte, promovendo transformação social por meio do ensino de teatro e dança. O projeto já impactou positivamente 750 alunos de Ponta Grossa, Ipiranga e Telêmaco Borba.
O Ateliê Criativo é um espaço democrático dedicado à pesquisa e criação no campo das artes e promove projetos artísticos e educacionais. Em 2021, sob a coordenação de Gabriel Vernek, o Ateliê lançou o e-book “Ensaios Dramatúrgicos”, com textos teatrais inéditos de ponta-grossenses, resultado do Laboratório de Estudos em Dramaturgia Teatral.
O GTC (Grupo de Teatro Científico) é um projeto de extensão multi-departamental da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) criado em 2022. O grupo tem como temática principal das peças a área de Ciências, já que os coordenadores do projeto são professores das áreas de química, matemática e estatística.
O Grupo de Teatro da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) está presente na expressão artística e cultural de Ponta Grossa, levando a criatividade para todas as idades. Já o grupo Viva Mais Circo atua como uma escola que possibilita o aprendizado das artes circenses para todas as idades.
O Projeto Santa Arte disponibiliza aulas de teatro gratuitas para pacientes, familiares e colaboradores da Santa Casa e é realizado com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Os Doutores Palhaços da Alegria, desde 2010, atuam como uma organização civil sem fins lucrativos, utilizando a linguagem da palhaçaria com muito humor em intervenções hospitalares em Ponta Grossa.