Por Duda Macedo
Por Duda Macedo
A Expo&Flor é uma grande exposição de flores e árvores que acontece na primeira quinzena de setembro. As plantas vêm direto da cidade de Holambra (SP), capital internacional das flores e maior produtora da América Latina, apresentando alta qualidade na procedência. Mas a Expo&Flor vai além das flores: muitos artesãos usam o evento para expor seus produtos.
Entre os produtos manuais está a Evollier, uma marca de perfumaria para ambientes e velas perfumadas. A empresária Andreia Macedo conta que há um longo processo de trabalho manual realizado para a produção das velas e perfumes. O processo compreende algumas etapas: a primeira envolve a escolha de essências ou óleos essenciais; depois vem a criação da fórmula, em que os perfumistas desenvolvem a fragrância “As inspirações são baseadas na perfumaria fina, buscando diferenciar nossas coleções das demais presentes no mercado”, explica. Após esse processo, ocorre a mistura com base, os testes de qualidade e estabilidade e, por fim, a embalagem.
Para Andreia, comprar de artesãos ou pequenos empreendedores ajuda na economia local, valoriza a cultura e identidade da cidade, fortalece o empreendedorismo e criatividade e mostra os produtos únicos de cada um. “A Expo&Flor, que geralmente se concentra na exibição de flores e plantas ornamentais, ganha um caráter ainda mais rico e diversificado com a presença de artesãos locais, enquanto os expositores têm a oportunidade de ganhar visibilidade e fortalecer seus negócios” , observa.
Para ela, que participa pela quarta vez da feira, estar em um evento como a Expo&Flor sempre é uma experiência enriquecedora. “Quanto mais divulgamos a marca, participando de eventos como a Expo&Flor, entre outros, mais o negócio vai se alicerçando neste ramo”.
Diferentemente de Andreia, Valéria Ikiu está em sua primeira Expo&Flor com a Fofura em Miniatura, que faz bodies personalizados para bebês com estampas com feltro, pérolas e strass. Valéria começou a trabalhar com essa produção assistindo vídeos na internet.
Ela afirma que sua primeira Expo&Flor foi de muita experiência e aprendizado, além de receber mais encomendas e reconhecimento. A artesã concorda que a participação em eventos assim ajuda na economia da cidade, mas ressalva que “ainda é um meio de trabalho muitas vezes pouco reconhecido e não valorizado”.
Luciana Grube, artesã proprietária da “Lu Artesanato”, estava expondo também os panos de prato e bonecas. Para Beto Grube, as feiras possibilitam um networking maior, divulgando os produtos e ajudando a ter mais clientes. As técnicas são variadas para a produção dos bordados, como o Patchwork, pintura, crochê, tricô, entre outros.
Além da exposição de flores, a Expo&Flor traz uma diversidade de cores em artesanatos de todos os tipos, além de fomentar a cultura e a economia na cidade. Para os participantes, é uma oportunidade de conhecer os pequenos artesãos e empreendedores da cidade.