Por Cultura Plural
Por Lucas Jolondek
Para comemorar 10 anos de atividade, o grupo de teatro Dia da Arte organizou um festival com nove espetáculos no Cine-Teatro Ópera. Com recursos da Lei Paulo Gustavo, a programação iniciou sábado com “Pelas Mãos de Maria ou as Vozes de Simone”.
A peça do grupo curitibano Cia do Abração narra a história de Maria da Terra (Vida Santos), Maria da Vida (Anidria Stadler) e Maria da Fé (Karin Oniesko), três mulheres que recebem como encomenda de um quartel militar a tarefa de costurar e bordar a bandeira do Brasil. Isso durante a ditadura militar (1964-1981).
Espetáculo de Edson Bueno se passa durante a ditadura militar
O enredo escrito pelo dramaturgo Edson Bueno aborda a violência e o desrespeito contra as mulheres. Mostra como é viver com traumas causados por um modelo patriarcal. “O respeito vem sendo conquistado sempre com muita luta e amor”, avalia a atriz Karin Oniesko sobre como as mulheres conquistam espaço na sociedade.
Peça com elenco feminino discute violência contra mulheres
O Festival Dia da Arte tem apresentações marcadas até dia 10 de outubro com cinco peças com indicação etária livre e quatro com restrição que varia de 12 a 16 anos, sendo necessário conferir classificação indicativa.
Calendário de apresentações no Cine-teatro Ópera
27/09 – 19h – Querem Acabar Comigo
28/09 – 16h – Contos da Dona Onça
29/09 – 16h – Ai! Sumiram os Brinquedos
05/10 – 16h – Heróis da Natureza
06/10 – 16h – Uma Aventura no Mundo dos Livros
10/10 – 15h – Entre o Sol e a Lua