Por Joyce Clara
Com o tema “A vida é uma pista de dança”, a 12ª edição do Setembro em Dança teve início na última sexta-feira (13). A abertura do festival começou com uma apresentação do Projeto Dança Castro, na rua 7 de setembro, em frente à sede da Secretaria Municipal de Cultura. O público se juntou à dança e acompanhou o trio elétrico, que levava os jurados, pela rua XV de novembro até o Cine-teatro Ópera.
Foto: Joyce Clara
No teatro, a Companhia Municipal de Dança apresentou seis coreografias, que compõem o espetáculo “Maravilha”. Após esse momento, a renomada bailarina Ana Botafogo conversou com a plateia, respondendo perguntas formuladas pelo público.
Foto: Joyce Clara
Um dos tópicos abordados por Ana Botafogo foi a ausência de apoio público para bailarinos no início da carreira: “a gente não tinha apoio público nenhum, naquela época não tinha esse tipo de apoio e nem projetos sociais, isso começou muito mais tarde, e nesses projetos descobrimos muitos talentos”.
Foto: Joyce Clara
Ela complementa que “a gente não tem tanto apoio [governamental] na dança, assim como o governo apoia outras áreas, a dança sempre ficou um pouco esquecida. No Rio de Janeiro temos nos reunido para discutir políticas públicas para a dança, a Secretaria Estadual de Cultura tem feito encontros para discutir editais que fomentem a dança, e possibilitem que pequenas companhias sobrevivam”. A bailarina expôs a necessidade da parceria entre instituições públicas e privadas.
Ana ainda comentou sobre as vivências que teve durante a carreira e a importância da dança dentro do cenário cultural do país.
A programação do Setembro em Dança segue até o dia 28, com apresentações na Cidade da Dança, estrutura montada no Parque Ambiental. É possível acessar a programação através do site da Secretaria Municipal de Cultura.