Por Joyce Clara
Por Eduarda Macedo e Joyce Clara
No último sábado (10), o público se reuniu no espaço entre o Conservatório Maestro Paulino e a Biblioteca Municipal para assistir a uma apresentação da banda Bananeira Brass Band, de Curitiba, e da Banda Lyra dos Campos, da Conserva’s Big Band e do Coro Cidade de Ponta Grossa, grupos musicais que nasceram em Ponta Grossa.
O evento tinha como proposta reunir familiares e amigos em um espaço público para aproveitar um show gratuito, assim como mostrar o trabalho desenvolvido dentro do Conservatório e dar aos músicos a oportunidade de trocar experiências com outros grupos.
Fernanda Cordeiro, integrante da banda curitibana, elogiou a cena cultural de Ponta Grossa e destacou o desafio de reunir grupos para tocar sem um contato prévio. “Foi especial para quem participou tocando e cantando, porque foi o primeiro contato com todo mundo junto; e para o público que, às vezes, não tem costume de ter um acesso tão fácil [ à eventos culturais] em um dia tão bonito”.
Já Ana Beatriz Coelho, que estava no público, conta que ficou sabendo do evento por conta de amigos do cenário cultural. “Fazia tempo que eu não vinha em um evento dançante ao ar livre, já tinha visto a Bananeira antes e foi legal ver o grupo de novo interagindo com as bandas da cidade”.
Bananeira Brass Band
A banda curitibana é formada por Audryn Souza, Emilyn Shayane, Fernanda Cordeiro, Pierre de Cerjat, Luís Fernando Diogo, Lucas Ramos e Denusa Castellain que misturam ritmos latinos através dos instrumentos de sopro e percussão. Donos de um ep chamado #Potassioneles e do álbum Feira Livre, o grupo foi finalista no Grammy Latino 2022 na categoria melhor projeto gráfico.
Fundada em 1952 pelo Maestro Paulino, a Banda Lyra dos Campos recebeu recentemente, em 2022, o reconhecimento como patrimônio imaterial de Ponta Grossa. São cerca de 50 músicos que a compõem, realizando concertos em teatros, praças e escolas.
Com objetivo de promover o ensino e a prática de música em grupo, o Coro existe desde 2008. Atualmente sob regência de Edi Marques, o grupo é formado por cerca de 26 integrantes e apresenta repertórios do clássico ao popular.
Com início em 2021, a Conserva’s Big Band possui naipes de saxofone, trompete, trombone e base rítmica harmônica, formação tradicional de uma big band, e permite que os músicos desenvolvam música instrumental, principalmente o jazz.