Por Cultura Plural
Por Larissa Oliveira Silva e Emanuelle Pasqualotto
Na última quarta-feira (31) aconteceu o lançamento do livro e audiolivro de poesias “Uma Valsa No Rio Negro”, do escritor, editor e professor Marco Aurélio de Souza. O autor possui obras em forma de romance, poesia, crônicas, contos e críticas publicadas em periódicos. Atualmente, leciona a disciplina de Literatura no curso de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
O livro e audiolivro, com classificação para quatorze anos, é composto por poesias que abordam a história do autor e compartilham a jornada do protagonista pelas aguás do Rio Negro, em uma homenagem à sua cidade. O livro faz parte do projeto Travessia Literária, aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE). “A publicação do livro por edital foi o que me permitiu trazer uma equipe para trabalhar comigo”, explica o escritor.
Marco Aurélio idealizou e coordena o selo cultural Lambrequim, editora responsável pela realização do livro que conta com a locução de Emerson Rechemberg, com edição e gravação de Luiz Vinicius Taborda Pacheco.
Junto ao lançamento do livro, foi apresentada ao público a segunda edição do projeto Esquinas da Poesia, uma realização da Olaria Cartonera que consiste em espalhar lambe-lambes poéticos pela cidade. Com incentivo da lei Paulo Gustavo e da Secretaria de Cultura, cinco poetas – Carina Mirelli, Felipe Teodoro, Luana Borato, Marco Aurélio e Sergio Batiel – mostrarão as criações pelas ruas de Ponta Grossa.
Uma das participantes, Carina Mirelli Dias, conta sobre a inspiração para a escrita dos lambe-lambes. “Vem da minha rotina, de quem eu sou, das minhas dificuldades e frustrações”, ressalta. Convidada para o projeto por Felipe Teodoro, Carina é mãe e professora e escolheu a poesia como um meio de aliviar a desafiadora rotina diária.