Por Cultura Plural
Por Emanuelle Pasqualotto e Ingrid Muller
Durante o último sábado (15) e domingo (16), o Aeroporto Sant’ana realizou a segunda edição do “Nos Ares de PG”, uma exposição de aeronaves que atraiu diversas pessoas. A entrada era a doação de 2 kg de alimentos. Nos dois dias, no período da manhã e tarde, houve saltos de paraquedas e sobrevoos, com o objetivo de mostrar a história da aviação.
Todas as aeronaves clássicas presentes no evento pertencem ao WS Aircraft Museum, localizado em Campo Largo. Osvaldo Ramos, conhecido como Vadico, que faz parte de operações de voo e comunicações, narrou a exposição e detalhou para o público informações importantes sobre o acervo exposto.
O HUEY UH-1H, conhecido como sapão, era um dos helicópteros presentes no final de semana. Antes de ir para o museu, pertencia ao exército dos Estados Unidos. Osvaldo Ramos fala sobre a trajetória do helicóptero. “É de 1966 e realmente voou em combate. Serviu na Tailândia em base americana e esteve na guerra do Vietnã”, destaca Vadico. O helicóptero realizou apresentação aérea no fim da tarde de domingo.
Uma aeronave aclamada pelo público foi o Boeing Stearman modelo 75, um avião construído na década de 1930 nos Estados Unidos e utilizado para treinamento militar. O comandante Meneghini, piloto do grupo MM, afirma a importância do evento. “O público pode conhecer como surgiram as aeronaves, desde o início da aviação até o presente momento”, ressalta o comandante. Jessica Foltran, apreciadora do evento, relata sobre sua experiência observando uma antiga relíquia militar: “Hoje tive, pela primeira vez, contato com este mundo da aviação, sempre vi os helicópteros e aviões de longe, estar vendo de perto é muito interessante”.
O membro do Corpo de Bombeiros, Vladoir Bevilacqua, ressalta a importância da divulgação das situações que atendem. “Relatar as histórias e o modo como as viaturas funcionavam antigamente para as pessoas, mostrando a evolução da capacidade técnica que temos hoje, comparada à de antigamente”.
Durante a exposição foram exibidas quatro viaturas, uma delas foi fabricada em 1937 e tinha como principal característica a frente alongada com curvas marcantes, típica dos veículos Ford da época, com bomba de incêndio à combustão e reservatório de água com capacidade de 3000 litros, que se manteve em funcionamento no Corpo de Bombeiros de Irati até o ano de 1982. A partir de 2012 foi destinada ao acervo histórico do Corpo de Bombeiros do Paraná.
Acesso ao aeroporto
A acessibilidade do aeroporto para usuários do transporte público é uma dificuldade registrada pelos participantes. Os ônibus que vão para o sentido Cará-Cará demoram cerca de uma hora de trajeto e ainda é preciso caminhar por mais 200 metros aproximadamente para acesso ao local.
Jessica Foltran e Lídia Foltran, visitantes do evento, apresentam outra questão sobre a acessibilidade: “Não encontramos dificuldade, apenas o fator do congestionamento por conta da lotação do evento”.