Por Cultura Plural
Por Lívia Maria Hass
Na manhã do dia 12, as festividades juninas trouxeram agito ao bloco G da Universidade Estadual de Ponta Grossa, na terceira edição da “Copa Arraiar” de Educação Física. Sem deixar o espírito esportivo de lado, os alunos do curso de bacharelado em Educação Física comemoraram o mês de junho de uma forma diferente. Uma única competição dividida em diversas gincanas juninas que instigam mobilidade, coordenação motora e raciocínio rápido, em que estudantes de diferentes anos do curso competem entre si.
A ideia surgiu em 2022 com objetivo de colocar em prática, o aprendizado dos acadêmicos em uma disciplina voltada para a organização de eventos esportivos. Sendo assim, a Copa Arraiar é completamente organizada pelos alunos do terceiro ano do curso, sendo parte da nota parcial da disciplina de Organização, Marketing e Ética Profissional em Educação Física.
Segundo o professor da disciplina, Miguel Arcanjo, a teoria ensinada em sala de aula só tem sentido quando vivenciada de maneira prática. “Essa vivência prática, utilizando os conceitos trabalhados em sala de aula, traz uma experiência bastante significativa; é algo que fica marcado na memória deles acadêmicos e de quem participa das atividades”, observa.
Gincanas como corridas com pés amarrados, dança da cadeira, carrinho de mão e volêi às cegas foram atividades ministradas pelos acadêmicos do terceiro ano do curso e que acumularam pontos na disputa entre equipes. A pontuação final da competição foi obtida através de um desfile dançante julgado por professores convidados.
Para além das festividades, o aprendizado é o que marca a vida dos acadêmicos que organizam o evento. É o que explica a aluna do terceiro ano e uma das organizadoras, Andressa Cardoso. “Tem um grande benefício porque a gente aprende a organizar, aprende a trabalhar com grandes públicos, desde crianças até adultos”.
Andressa também afirma que a atividade se tornou algo divertido para os acadêmicos do curso e que produz mais familiaridade entre quem estuda no bloco G. “O objetivo do evento é unir cada vez mais as turmas, desde o primeiro até o quarto ano. E também a experiência, porque cada ano tem uma experiência nova”, conclui.
Jhon Gutiérrez é acadêmico de licenciatura, mas passou no bloco durante o dia para prestigiar seus futuros colegas de profissão. “As equipes todas brincaram, todo mundo se divertiu. E eu pude me divertir também torcendo com os meus amigos lá”, diz.
Apesar de ser aberta à comunidade externa, a participação das equipes nas gincanas se limitou a alunos do próprio curso. No entanto, as atrações dançantes e o sentimento de competitividade seguraram a atenção do público presente durante a manhã do dia 12 nas quadras do bloco G.