Por Cultura Plural
Por Emanuelle Pasqualotto e Yasmin Aguilera
Na última segunda-feira (10), a Mostra de canto popular e lírico “Do mar vem ecos de amor”, que ocorreu no Conservatório Maestro Paulino, tinha entrada gratuita e contou com apreciadores de dança e músicas medievais e do Brasil Colonial. O evento foi organizado pelo professor João Luiz Carlos Gomes Júnior, que juntamente com os alunos, montaram um repertório diverso para apresentar ao público.
No evento foram apresentadas músicas que fazem referência ao Trovadorismo, período da literatura medieval em que se produziam cantigas, com a temática do amor. Na penúltima apresentação do Ato I, foi introduzido o latim nas músicas.
A exibição foi montada durante um mês e meio. “Eu fiz isso para instigar eles a terem o repertório rápido para a construção”, destaca o professor orientador João Luiz Gomes Júnior. O Trovadorismo foi uma inspiração para a escolha do tema para realçar a importância do texto e a melodia como complemento. “A música não é só o que estamos acostumados na atualidade, mas também o resgate do que está no passado”, complementa João Luiz. O evento contou com a participação especial do Coro da Cidade de Ponta Grossa e da Cia de dança de Ponta Grossa.
Larissa da Silva Sanches, uma das alunas de João Luís Gomes, conta que se apaixonou pelo mundo lírico quando era criança mas que, na cidade em que morava, todas as aulas eram inacessíveis, valores altíssimos. “Eu só comecei a seguir esse sonho quando me mudei para Ponta Grossa e conheci o Conservatório”, conta.
Larissa mostrou também como funcionam os ensaios. “Nós estudamos o repertório em casa e destrinchamos em aula, isso demora mais ou menos umas três semanas. No fim das aulas mais teóricas, vamos para prática, que são chamadas de correpetição e aí treinamos com um pianista.”