Por Juliane Goltz
Por Emanuelle Pasqualotto, Juliane Goltz, Marina Ranzani e Yasmin Aguilera
Na tarde de terça-feira (24), o projeto “Orquestra Didática”, idealizado por Rodrigo Barros Almeida Rei e Samuel Ferrari Lago, envolveu o público no Conservatório de Música Maestro Paulino com a clássica Sinfonia nº 3 de Ludwig van Beethoven. A performance gratuita seguiu até o dia 27 de abril e foi retomada na última na terça-feira (30), permanecendo com apresentações até 04 de maio.
A orquestra teve início em Curitiba, onde cerca de seis mil crianças de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e escolas tiveram acesso ao projeto. O objetivo é mostrar que a música clássica pode ser utilizada como forma de prazer e entretenimento. O evento é divulgado geralmente nas escolas próximas de onde a exposição ocorre.
De acordo com o músico Rodrigo Barros Almeida Rei, um dos propósitos também é aproximar as novas gerações da música clássica. “Se a gente juntar muitas crianças, pelo menos 100 delas vão se interessar, e elas já ouvem música clássica principalmente em desenhos”, observa Rodrigo.
A Orquestra Didática conta com o incentivo da Lei Rouanet e passará por cidades do Paraná e Santa Catarina como Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel, Joinville e Florianópolis. As apresentações têm duração de nove minutos e funcionam por meio de equipamentos de áudio que produzem separadamente o som de cada instrumento, enquanto imagens e informações são exibidas sobre o instrumento tocado e a Sinfonia de Beethoven.