Por Amanda Stafin
As gravações do filme “Relicário” aconteceram desde o dia 05 de fevereiro em municípios paranaenses. As filmagens tiveram como cenário as cidades de Ribeirão Claro e Campo do Tenente.
Rafael Waltrick, escritor e roteirista do filme, cita algumas inspirações por trás de “Relicário” como: “O Iluminado” de Stanley Kubrick, “Hereditário” de Ari Aster e trabalhos do contista Edgar Allan Poe. O autor ressalta ainda que a primeira versão do roteiro foi desenvolvida em 2018.
O filme é dirigido por Guto Pasko e Andréia Kaláboa. O diretor afirma que o roteiro tem referências paranaenses como a Guerra do Contestado, que é pouco conhecida no Brasil, e tem o objetivo de desenvolver personagens da forma mais humana possível. “Gravar pelo interior do Paraná foi satisfatório para mostrar o outro Brasil no cinema nacional”, diz Guto.
Arnon Nogueira de Almeida Godoy, diretor de produção, relata o motivo de escolher o Centro de Cultura Casarão Villa Anna como local para a produção do filme. “Um dos grandes desafios era que o roteiro indicava características de casarão que não é muito típico do Paraná, mas esse casarão em Campo do Tenente se aproximou do perfil de local descrito pelo autor”, diz o produtor.
O filme conta a história de dois irmãos que retornam já com os filhos a um antigo casarão onde cresceram durante a infância após a morte do pai. No local, os irmãos acabam encarando antigos traumas e segredos sobre o passado obscuro da família.
Igor Moreira, ator que interpreta um militar, relata a competência da equipe. “A experiência de participar de uma produção de qualidade é muito significativa pela complexidade e o cuidado em gravar até as cenas mais simples e isso aconteceu na mais perfeita ordem”, diz.
As gravações encerraram no dia 05 de março e o filme promete estrear nos cinemas em 2025. “Relicário é sobre relações familiares, os problemas impostos dentro dessas relações e as consequências de conviver com traumas do passado”, reforça Rafael.