Por Amanda Stafin
Créditos: DivulgaçãoDe 10 a 15 de novembro, Ponta Grossa recebe a Semana da Cultura Hip Hop, um evento que celebra as expressões artísticas e sociais do movimento na cidade. Com uma programação gratuita e diversa, as atividades incluem exposições, debates, oficinas, homenagens e batalhas de rimas, reunindo artistas, produtores culturais e o público em diferentes espaços da cidade.
Entre os dias 10 e 14, das 13h às 18h, ocorre a Exposição do Hip Hop Ponta Grossa na Câmara Municipal, reunindo CDs, revistas, vinis, fotografias, cartazes e vídeos que contam a história e a evolução do movimento hip-hop nos Campos Gerais.
Na terça-feira (11), às 19h, a Sede da Associação Hip Hop PG (Rua Chile, 418 – Ronda) sedia a Oficina de Produção de Currículo e Portfólio, voltada à capacitação de artistas e agentes culturais interessados em editais e projetos.
Na quarta (12), também às 19h, a Câmara Municipal recebe debates sobre Hip Hop e uma Moção de Aplausos, com a presença do DJ BK12, do GT de Curitiba, e de Heron, conselheiro de Cultura do Hip Hop PG, além de convidados especiais.
A quinta-feira (13) será dedicada à Homenagem à Cultura Hip Hop, no Centro de Criatividade, às 19h, com reconhecimento aos fazedores e apoiadores da cena local.
Encerrando as atividades institucionais, o dia 14 (sexta-feira) traz a exibição do primeiro videoclipe de rap em inteligência artificial dos Campos Gerais, às 13h, e o encerramento da exposição na Câmara Municipal, às 18h.
A finalização do evento acontece no sábado (15), das 16h às 21h, com a tradicional Batalha de Rimas DODR, na pista de skate em frente à garagem da VCG, com inscrições abertas no local.
A Semana da Cultura Hip Hop PG é uma realização da Associação Hip Hop Ponta Grossa, com apoio da Secretaria de Cultura, Guilherme Mazer, Neos, Fabrik Produções, DODR, Lente Quente, Cultura Plural, Movimento Conceição, FAUEPG, DAC, Proex e UEPG.
A programação reforça o protagonismo do Hip Hop como movimento artístico e social, promovendo a valorização das identidades periféricas e o fortalecimento da cultura urbana em Ponta Grossa.