Por João Victor Lemos e Luiz Miguel Lemos
No último sábado (9), o Varal das Minas comemorou seis anos de existência em Ponta Grossa. O projeto, que integra vendedoras independentes e donas de brechós na cidade, tem o objetivo de dar espaço a uma moda consciente com preços acessíveis. O evento ocorre pelo menos uma vez por mês durante finais de semana no Ponto Azul, localizado na Praça do Barão do Rio Branco, próximo ao calçadão. O Varal agrada os mais diversos gostos, colocando em exposição roupas de diversos estilos, desde o retro/vintage até a tendência mais popular.
Rafaela Andrejezieski, uma das organizadoras do Varal das Minas, relata que desde 2018 as mulheres participam do Varal e que muitas delas conseguiram uma renda extra. Ela conta também que brechós que surgiram do varal conseguiram expressão maior, por meio de abertura de loja física ou loja online com perfis nas redes sociais. Rafaela frisa o quanto o grupo é unido e oferece apoio uma à outra. “Esse fortalecimento é importante, uma vez que uma menina está desanimada, uma outra menina vai lá e ajuda, ninguém solta a mão de ninguém”.
Idenilza Vaz, dona de brechó que participa do varal, reforça esse suporte entre as integrantes da iniciativa dizendo que teve experiências boas e momentos gratificantes durante sua participação no programa. Ela lembra de um episódio em que começou a chover muito forte e todas as vendedoras participantes ajudaram umas às outras a guardar as peças de roupas nas malas para evitar prejuízo. Também destaca o carinho que cada uma tem com o produto que está sendo vendido. “Aqui você vai encontrar peças únicas e exclusivas com um preço bom e vai pegar a peça higienizada, passada e cheirosa, pronta para o uso”.
O Varal das Minas também convida clientes que frequentam os brechós e participam do encontro, como é o caso de Cliz Freitas Kuhn, que conheceu a iniciativa por meio de uma amiga que é dona de brechó. Ela salienta a organização do encontro, com tudo organizado com os devidos preços e cada barraca dividida por brechó.