Por Amanda Stafin
Na última quinta-feira (23) ocorreu a reinauguração do mural de fotos da primeira turma de Jornalismo da UEPG, formada em 1989. A atividade ocorreu no bloco B do Campus Central da UEPG. O professor Rafael Schoenherr, chefe do Departamento de Jornalismo, explica. “O mural é um ato simbólico de valorização da história do curso de Jornalismo da Universidade e faz parte do processo de conhecer a identidade do curso e da UEPG”.
Além do mural, os ex-alunos tiveram a oportunidade de assistir a apresentação de imagens recuperadas do acervo do laboratório de fotojornalismo do curso, digitalizadas pelo Núcleo de Digitalização do Museu Campos Gerais, que está disponível no acervo online. Os profissionais relembraram os anos iniciais que marcaram a história do curso. Cláudia Carneiro, jornalista que fez parte da primeira turma de Jornalismo, destaca as dificuldades de estrutura e a falta de equipamentos que caracterizam os primeiros anos de formação. “Foram quatro anos sem estúdio e com auxílio dos técnicos da época utilizamos os laboratórios de outros cursos da universidade”, relata a jornalista.
O jornalista Eduardo Gusmão lembra que a trajetória do curso de jornalismo foi marcada por lutas e grandes objetivos que refletem em mudanças que são lembradas por todo o Departamento. “O começo do curso se deu em buscar professores para dar aulas aos estudantes de Jornalismo”, ressalta.
Uma entrevista gravada em vídeo foi compartilhada em homenagem ao ex-colega e estudante de Jornalismo, Helcio Kovaleski, que veio a falecer neste ano. A entrevista, realizada em 2019, foi recuperada dos arquivos de egressos do curso e compartilhada com os participantes.
A atividade contou com a presença dos ex-alunos, professores e o reitor da Universidade na época e integrou a programação da 32ª Semana de Estudos em Comunicação e da 17º Semana de Integração e Resistência, eventos realizados pelo curso de Jornalismo da UEPG e Centro Acadêmico João do Rio entre os dias 20 e 24 de novembro.