Por Manuela Roque e Yasmin Orlowski
O Bando da Leitura, clube de leitura de contação de histórias para crianças de todas as idades de Ponta Grossa e região, vem realizando seus encontros de forma online, semanalmente, pela plataforma Google Meet. O último encontro (22) contou com a presença da autora hispano-brasileira Priscila Maximino Bento, com foco em discutir suas obras voltadas para o público infantil e a técnica de contação de histórias na qual Priscila é especializada: o Kamishibai.
Em um primeiro momento, Priscila apresentou ao grupo sua mais recente publicação: o livro infantil Lambari. A autora explicou que o título da obra é uma homenagem ao seu avô materno que a chamava de “pequena lambari” quando criança. O avô, descendente de indígenas, mantinha palavras do idioma de seus antepassados no convívio com os netos. O livro conta a história de um peixinho prestes a desbravar a imensidão do rio. Por meio de metáforas e alegorias, a história reflete as vivências pessoais da autora como imigrante há mais de 25 anos na cidade de La Coruña na Espanha, bem como os aprendizados e dificuldades ao longo do período de adaptação em um novo país.
Priscila também leu um trecho do seu livro em espanhol para o público e compartilhou suas experiências com o Kamishibai, um método milenar japonês de contação de histórias, voltado especialmente para crianças. O Kamishibai significa teatro de papel e possui relação com as tradições budistas de séculos atrás. Quando foi reintroduzido à cultura japonesa, durante o período entre guerras, rendeu muitos empregos para contadores de histórias ambulantes, produtores das estruturas de Kamishibai e ilustradores dos bonecos e paisagens que compunham os teatros de papel. O Kamishibai também foi utilizado para doutrinar o povo japonês a ir à guerra, o que ocasionou, por décadas, uma associação mal vista à prática de contação de histórias por meio dos teatros de papel. Somente no começo dos anos 2000 ele foi resgatado para ser usado como é até os dias atuais: de forma pedagógica.
O encontro também foi marcado por uma oficina de produção de Kamishibai. Após realizar a contação da fábula japonesa “Bolsa mágica de histórias” usando a técnica, Priscila ensinou o público do Bando da Leitura a fabricar seus próprios bonecos e paisagens, utilizando palitos de churrasco, folha sulfite e lápis de cor. Além disso, a autora leu mais histórias em espanhol e compartilhou recomendações de leitura para as crianças e adultos presentes.
O próximo encontro do Bando da Leitura acontece na sexta-feira (29), às 15h. As atividades são gratuitas e abertas para leitores de todas as idades e regiões do Brasil. Para mais informações sobre a programação de final de ano do grupo basta acessar o Facebook ou Instagram do projeto.