Por Manuela Roque
Espetáculos em um caminhão-palco foram alternativa para difundir a cultura local de maneira segura durante a pandemia
Ao longo de todo o mês de setembro, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, promoveu o projeto “Comboio Cultura”, com espetáculos de música de maneira itinerante em diversos bairros de Ponta Grossa. A iniciativa teve como objetivo principal democratizar o acesso à cultura produzida no município.
As apresentações ocorreram em um caminhão customizado a céu aberto para comportar os artistas e transitar pelas ruas da cidade de maneira segura e para que o público pudesse acompanhar a produção. Com palco, som e luzes profissionais, o automóvel teve o intuito de levar espetáculos artísticos para a comunidade de forma gratuita e sem a necessidade de se deslocar para espaços culturais. A iniciativa surgiu de forma alternativa em decorrência da pandemia da Covid-19, para que o público pudesse conferir pessoalmente as apresentações seguindo as normas sanitárias de distanciamento social.
As atividades do projeto englobaram os mais variados artistas da região e estilos musicais, com a ideia de proporcionar a difusão dessas vozes culturais da cidade para novos públicos. Entre os nomes que subiram no palco do “Comboio Cultura” estão a Banda Lyra dos Campos, que abriu as atividades do projeto no Lago de Olarias; a dupla sertaneja Brida e Morenaço, com passagem no bairro Santa Mônica; o cantor de baladas melodiosas Flávio Fann, que se apresentou no bairro Oficinas; os cantores de músicas sertanejas raiz Gringo Violeiro e Luan Góis, que passaram pelo Centro de Ponta Grossa; a banda de country rock Ursos Caipiras, que embalou o público na Praça Monteiro Lobato; a dupla Dois por Um, saindo do Parque Ambiental até a Vila Coronel Cláudio; e o musicista Higor Qas, que encerrou as atividades do mês, percorrendo os bairros da Ronda e Santa Paula.
O “Comboio Cultura”, que ainda não possui data de retorno, fez sucesso nas redes sociais. Diversos ponta-grossenses que acompanharam as apresentações compartilharam registros das passagens dos artistas pelas redes sociais, utilizando as hastags #comboioculturapg e #vivaculturaempontagrossa. Eloysa Taques, que presenciou a apresentação da Banda Lyra do Campos, relata que foi uma experiência maravilhosa voltar a consumir arte após mais de um ano e meio dentro de casa. “Tenho feito exercícios no Lago ao final das tardes e me deparar com a Banda tocando músicas belíssimas, com o sol se pondo ao fundo, foi uma boa surpresa e um verdadeiro espetáculo! A apresentação me animou muito e me fez lembrar do quanto sinto falta de ir ao teatro, assistir um show, ouvir uma orquestra e apreciar a nossa cultura”, diz.
Assim como o público, a Fundação Municipal de Cultura também vem registrando todas as apresentações feitas no caminhão-palco. Para acessar alguns trechos da passagem dos artistas pelas ruas de Ponta Grossa no “Comboio Cultura”, acesse a página do Facebook da FMC.