A abertura da exposição ocorreu no dia 09 de agosto, pelo canal da UEPG no YouTube. O artista participou da live com as curadoras Sandra Borsoi e Adriana Suarez, que comandou a conversa. Com a palavra, Adriana apresentou Emerson Persona e o encontro virtual teve início. Durante quase duas horas, o artista explicou sobre sua arte e suas motivações, apresentando um pouco de suas obras, inclusive as que fazem parte da exposição.
Uma grande característica da arte de Persona são os corpos fragmentados. O artista comenta que são para causar desconforto social. “Não nos sentimos íntegros, inteiros. É um processo de construção e desconstrução”, explica Persona. Sobre seu processo de criação, ele afirma que nunca sabe qual será o resultado final da obra. “Eu repenso muito a imagem. Temos que dar o primeiro passo na busca de algo e dificilmente vou chegar no final com a ideia original”. Suas obras não são padronizadas, mas sim representações de momentos diferentes da vivência de Persona. Os elementos presentes nos desenhos e pinturas representam sentimentos, experiência e sensações, e o artista prefere que o público interprete o desenho como quiser. “Gosto muito de brincar com o olhar do observador”, afirma.
Sobre sua exposição “Vermelho, o recorte”, Persona explica sobre as mudanças que a pandemia nos trouxe. “Durante a pandemia, nos foi negado esse partilhar do mundo exterior, o pânico de 2020 com a vida nos sendo tirada. O mundo se limitou a nossa residência”. O artista acredita que o isolamento fez com que as pessoas passassem a valorizar mais a vida. “Tudo passou a ser especial. Reaprendemos a perceber o mundo, passamos a ter saudade de tudo”. A exposição leva este nome pois a cor vermelha representa o estado de alerta constante durante o período pandêmico, e também porque Persona utilizou bastante a cor magenta nas obras que integram a exposição.
Na página de exposições virtuais da PROEX, é possível visitar as obras da exposição “Vermelho, o recorte” e observar a arte de Emerson Persona.
Descrição da Imagem: Captura de tela da abertura da exposição. Na tela aparecem Emerson Persona e Adriana Suarez. Do lado direito há uma apresentação de uma obra de Emerson Persona.