Por Manuela Roque e Yasmin Orlowski
O Casulo Casa Colaborativa comemorou um ano na última terça-feira (15) e o aniversário foi celebrado com uma festa realizada de forma online, por conta da atual pandemia do covid-19. A celebração foi gratuita, bastando apenas acessar o canal do Casulo na plataforma Twitch TV, pelo celular, computador ou notebook.
O evento programado para iniciar às 16h teve alguns minutos de atraso devido a problemas técnicos, mas nem por isso o público desanimou, a participação no chat foi recorrente durante todo o evento.
A festa teve participação do DJ Tom, que trouxe música soul, reggae, rap e funk, e presença da dupla Célia e Fabrício, que cantaram alguns clássicos do samba e MPB. A comemoração prosseguiu com a dupla Ric e Dani, que apresentaram um reggae animado, além da participação da cantora Isabela Huk e, para encerrar o evento, do DJ Cisco, com uma variedade de músicas eletrônicas.
A cantora Isabela comentou depois de sua participação: “queria agradecer a vocês a oportunidade, gostei muito de passar a tarde com esse pessoal que está se cuidando, foi uma coisa muito responsável”.
Além das atrações musicais, a comemoração contou com dois sorteios de kits de produtos especiais da loja Casulo entre as apresentações.
HISTÓRIA
Inaugurada no dia 15 de setembro de 2019 e criada pelos empreendedores Bruna Dalzotto, Tatyla Barreto, Filipe Zander e Paulo Afonso, a Casulo, nome dado à primeira casa colaborativa de Ponta Grossa, tinha como propósito ser um espaço para reunir artistas, artesãos e pequenos empreendedores com o propósito de criar e produzir seus trabalhos a partir da ideia de economia colaborativa.
Pautada no compartilhamento de recursos para se ter cada vez mais um consumo consciente e responsável, a Casulo possui em sua estrutura espaços tanto destinados ao trabalho desses pequenos empreendedores, para produzir e expor suas criações, como espaços de convivência, tais como cafeteria, jardins e ambientes para leitura e bate-papo.
A casa colaborativa disponibiliza um local destinado às exposições de projetos sociais de crianças e adolescentes da cidade, o “Casulo social”. O espaço da Casulo também é aberto para eventos, oficinas e cursos de artesanato e criatividade, voltados principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.