Por Manuela Roque
Até o dia 31 de outubro, a Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei exibe a exposição “Campos Gerais”, de Veraliz Regina Cominato. Falecida em 2013, a artista plástica ponta-grossense retratou, em seis pinturas com técnica de óleo sobre tela, as paisagens marcantes da região dos Campos Gerais, seguindo os preceitos do impressionismo, movimento artístico originado entre as pinturas francesas do século XIX, a partir da obra “Impressão: nascer do sol” de Claude Monet.
Entre os quadros expostos no hall da Biblioteca Municipal, as obras intituladas “Paisagem rural do Paraná”, “Crepúsculo no Paraná”, “O cair da noite” e “Pinheiros do Paraná” representam as características típicas das regiões interioranas do estado. Já as pinturas “Natureza em Paz” e “O amor além da eternidade”, evidenciam ainda mais as características impressionistas do trabalho de Cominato, como a ênfase nas paisagens, a valorização da luz natural, as pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada e uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas.
A mostra também conta com um quadro especial: pintado por sua mãe, a também artista plástica Marga Cominato, o retrato de Veraliz integra a exposição e traz parte da história de vida da artista, que fez parte por 25 anos da Academia Ponta-Grossense de Letras e Artes (APLA). Em 2000, recebeu o prêmio “Pinhão de Ouro” da Associação Paranaense de Pinturas Artísticas (ASPAR). Também foi convidada pela Prefeitura Municipal de Curitiba a participar da celebração do Centenário da imigração japonesa no Paraná. Foi nesse evento que a artista recebeu a oportunidade de expor suas obras de Pinheirais em uma galeria japonesa na cidade de Imeji, onde estão dispostas até os dias atuais.
Com curadoria de Mariângela Digiovanni, a exposição “Campos Gerais” estará disposta ao público durante todo o mês de outubro, na Biblioteca Pública Municipal. O horário de visitação é de segunda-feira a sexta-feira, das 9 às 18 horas. A entrada é gratuita.