Por Bruna Kosmenko e Rafael Santos
Na última sexta-feira (27), a peça teatral “Para Não Morrer” foi encenada em Ponta Grossa, no Cine Teatro Ópera. Protagonizado por Nena Inoue, premiada pelo Prêmio Shell de teatro neste ano, na categoria de melhor atriz, o espetáculo percorre oito cidades do Paraná no mês de setembro.
A atuação da atriz traça temáticas feministas ligadas à história, fazendo críticas ao governo atual e à ditadura. A obra é inspirada no livro “Mulheres” de Eduardo Galeano, tem a dramaturgia de Francisco Mallmann e foi indicada ao Prêmio Troféu Gralha Azul.
A atuação é feita somente por Nena, que domina as palavras e histórias que conta, buscando trazer descontração para assuntos delicados e deixando a plateia à vontade. O conceito da peça passa a ideia de que a mulher pode ser a protagonista de sua história e a dona do seu próprio destino.
A peça também estará em cartaz nas cidades de Maringá, no dia 01 de outubro no teatro Reviver, em Bandeirantes, em 03 de outubro no Auditório do Campus Luz Meneghel, em Santo Antônio da Platina, em 04 de outubro no teatro Sesi Santo Antônio da Platina, em Arapongas no dia 08 de outubro na Arena Arte e Cultura Sesi e termina na cidade de Londrina no dia 09 de outubro com apresentação no Centro Cultural Sesi.