Por Manuela Roque
Nesta segunda-feira (23) teve início a 38° Semana Literária e Feira do Livro Sesc. O evento, que tem como tema deste ano “Literatura: vozes para (re)criar o mundo”, tem programação prevista até o dia 28 e traz como foco principal a formação cultural e educativa de leitores ponta-grossenses.
Em parceria com o blog Pássaro Liberto, a Semana Literária apresentou uma exposição audiodescritiva para o público. Intitulada “A volta aos mundos de 8 livros: viagens do porco Napoleão”, a atividade convida o visitante a percorrer um caminho de oito cenários famosos da literatura retratados em fotografias estreladas pelo porco Napoleão, personagem da obra “Revolução dos Bichos” de George Orwell e mascote do blog.
O diferencial da exposição está no uso da venda durante a audiodescrição, a fim de estimular a imaginação do visitante e fazê-lo compreender como é a maneira de ler uma história para um deficiente visual.f
Segundo as criadoras do blog Pássaro Liberto, Ana Istschuk e Luana Caroline Nascimento, a experiência da audiodescrição proposta pela exposição é uma forma de mostrar que a literatura é inclusiva e que ela tem espaço para todos os públicos. “A ideia é de inclusão, de fazer com que a pessoa que tem a visão e a pessoa que não tem a visão consumam ao mesmo tempo e da mesma forma a arte exposta. A pessoa que está vendo tem que rir ao mesmo tempo que a pessoa que está ouvindo”, explicam.
Sobre a escolha do mascote do podcast produzido pelo blog para estrelar as fotografias da exposição, Istschuk e Nascimento comentam que a ideia está em relacionar a história do porco com a importância de cada cenário em que ele viaja. “No livro de Orwell, o porco Napoleão é uma crítica, pois o personagem acaba se corrompendo ao poder durante o seu processo de humanização. A nossa proposta é convidar a pessoa que está passando pela exposição a refletir sobre o que seria do porco Napoleão se ele tivesse tido contato com a literatura antes de se corromper”. Os cenários representam livros marcantes e conhecidos da literatura, para que as pessoas consigam identificá-los.
Para Viviane Ferreira, empresária e visitante do evento, a experiência proposta foi enriquecedora e trouxe um sentimento de empatia. “Eu achei muito interessante quando as meninas explicaram o sentido da exposição. Para mim, ela se tornou mais importante ainda, pois a gente passa a entender o modo das pessoas que não tem a visão de ler a historia através da fala”, afirma.
A programação da 38° Semana Literária ainda tem oficinas, intervenções artísticas, contações de histórias, rodas de leitura e debates acerca da literatura e cultura. A entrada é gratuita. Para conferir a agenda de eventos basta acessar o site https://www.sescpr.com.br/semanaliteraria/ ou acompanhar pelo calendário disponível no Cultura Plural.