Por Leonardo Duarte
Os reflexos do aquecimento global foram tema do filme “O amanhã é hoje – o drama de brasileiros impactados pelas mudanças climáticas” (2018), produzido e dirigido pela jornalista Thais Lazzeri. Promovido pelo Projeto Fissura no Museu Campos Gerais neste sábado (21), o Cinedebate trouxe uma discussão sobre questões climáticas que o Brasil vem enfrentando nos últimos anos.
O documentário conta como seis pessoas de cinco estados tiveram suas vidas afetadas pelas mudanças climáticas no Brasil. A jovem indígena que se tornou brigadista voluntária após um incêndio afetar sua aldeia, os Krikati; uma pequena agricultora que sofreu com seis anos de seca no sertão do Pernambuco; a comunidade Caiçara Centenária do litoral paulista, que se viu obrigada a se mudar após o aumento do mar destruir seus negócios; o comercio de um fluminense que foi arrasado por uma forte chuva; o produtor de ostras prejudicado pelo aumento da temperatura no mar e a mulher que perdeu dois carros pelas fortes ressacas numa cidade litorânea na costa brasileira.
O Cinedebate faz parte do evento “Greve Mundial pelo Clima” em Ponta Grossa, que prevê outras atividades ao longo da semana. Nesta segunda-feira (23) uma manifestação artística está programada para 15h no Parque Ambiental e na terça-feira (24) o filme “O amanhã é hoje” terá nova exibição, às 19h, no Hall Tecnológico da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Campus Uvaranas.