Por Gustavo Camargo
O Grupo Dia de Arte apresentou na última quinta-feira (07) a peça “O Que Eu Deveria Ser Se Não Fosse Quem Eu Sou” no Palco B do Cine Teatro Ópera. O espetáculo é um monólogo com texto, direção e atuação de Michella França, preparação corporal de David Dias, cenário de Ester Okita, figurino de Sandra Berger e arte gráfica, fotos e vídeo de Jonas Boita.
A peça conta a história de superação e resistência de uma mulher que sofreu abusos físicos e psicológicos em um relacionamento abusivo que durou 15 anos. Uma grande “teia de cordas” compõe o cenário do espetáculo, hora representando o sufoco interno da personagem e outrora mostrando a prisão que a própria casa desta mulher havia se tornado.
O texto da peça permeia diversos problemas ao redor de um relacionamento abusivo, como a dependência financeira do parceiro, a pressão familiar, a falta de autoestima e consequentemente a depressão. “Achei essencial a realização da peça não somente pelo Dia Internacional da Mulher, mas também devido aos vários acontecimentos de violência doméstica que vêm ocorrendo”, relata a estudante Laise Barbosa.
Um dos momentos mais marcantes da noite foi quando a atriz Michella França parou o espetáculo pouco antes do final, pediu para que aumentassem as luzes e saiu da personagem do monólogo para ressaltar que “em briga de marido e mulher, se mete a colher sim!”. A atriz também destacou a atuação da Patrulha Maria da Penha na cidade de Ponta Grossa, que previne e inibe a violência doméstica e familiar contra a mulher.
Além desse momento, também houve um agradecimento especial às Penélopes PG, grupo de mulheres que se reúnem para correr juntas pelas ruas da cidade, que foram assistir à peça. Coincidentemente, na encenação, o ponto de virada para a personagem ocorre a partir do momento que ela começa a correr junto com sua vizinha, redescobrindo a paixão por um esporte e, principalmente, por si mesma.
A peça “O Que Eu Deveria Ser Se Não Fosse Quem Eu Sou” faz parte de uma programação especial feita pela Prefeitura de Ponta Grossa juntamente com a Fundação Municipal de Cultura e outras instituições parceiras para celebrar o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.
A programação completa pode ser conferida em: http://www.pontagrossa.pr.gov.br/node/42742