Por Leonardo Camargo
Com o intuito promover a participação do setor cultural na cidade, a 16ª edição da Conferência Municipal de Cultura ocorreu no fim deste mês, com duração de quatro dias. Setores como Música, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura e Artes Populares receberam novas indicações e sugestões para as demandas de Ponta Grossa. Além de construir debates, o ultimo dia do evento contou com uma plenária e eleição de novos representantes.
Durante os debates, assuntos foram propostos para serem analisados e direcionados entre os participantes da Conferência, de modo a se tornarem diretrizes para a área da cultura. Além disso, foram propostas moções durante o evento, solicitando a garantia da aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Cultura, de acordo com o que prevê os Sistemas Nacional e Municipal de Cultura, incluindo a cidade de Ponta Grossa. Também foi apresentada uma Moção de Repúdio, que levantou a questão da não execução dos editais culturais pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e Fundação Municipal de Cultura referente aos anos de 2013 e 2014.
No setor de Moções de Apoio, o assunto levantado foi o apoio à luta dos servidores públicos do Paraná, em defesa da previdência custeada com dinheiro dos próprios trabalhadores, que está ameaçada por conta de um projeto de reforma da previdência no Estado. Na sessão Aplausos, houve o registro da devolução do prédio da Estação Arte pela administração municipal de Ponta Grossa. Os participantes da Conferência aguardam que a Estação Arte se torne efetivamente um espaço para uso cultural na cidade.
Outras propostas mais recentes, como a reivindicação da Mansão Villa Hilda como espaço de uso cultural e a reativação do Conselho Estadual de Cultura, como garantia de execução plena do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice) 2015, foram apresentadas nas Monções de Apelo.
Diretrizes emergenciais também foram debatidas durante o evento, foram elas: o serviço público de banda larga para internet gratuita para toda a cidade; garantia de espaço de propaganda e programação culturais obrigatórias na TV Educativa, Rádio Educativa e sistemas sonoros dos terminais urbanos e do Terminal Intermunicipal de Transporte Rodoviário; realização do o Fórum Permanente de Cultura, em edição semestral; e estimular a divulgação do Vale-Cultura como estratégia de fortalecimento da economia da cultura local.
Para celebrar a nova gestão, um evento será organizado no dia 14 de maio para a posse dos novos membros, que será realizada no Cine-Teatro Ópera, juntamente com a entrega dos Prêmios Culturais de 2015. O evento contará com a apresentação da Banda Escola Lyra dos Campos.
A nova gestão do setor cultural foi concluída da seguinte forma:
Música
Titular: Georgeana Lanzini Vendrami
1º Suplente: César Leonardo Van Kan Saad
Artes Cênicas
Titular: Terezinha Geni Vetorato Musardo
Cine-Foto-Vídeo
Titular: Celso Parubocz
1º Suplente: Marga Nye Cominato
2º Suplente: Rosana Divina Furtado
Artes Visuais
Titular: Daniel Masetto
1º Suplente: Danilo Miguel Panonceli
2º Suplente: Angélica Eloá Ribeiro
Dança
Titular: Carmi Jasper
1º Suplente: André Luiz Brusamarello
2º Suplente: Roberto Jasper
Literatura
Titular: Hebe Maria Gonçalves
1º Suplente: Felipe Simão Pontes
Artes Populares
Titular: João Luiz dos Santos
1º Suplente: André Augusto Zaniollo
2º Suplente: Antônio Francisco Gomes da Silva
Reportagem de Leonardo Camargo