Público prestigia retomada de projeto tradicional de música
Por Millena Zampieri e Erika Vibly
A temporada 2025 do projeto Sexta às Seis teve início nesta sexta-feira (29), no Parque Ambiental. A abertura contou com o show de Cássio Murilo e os Passats, às 18h30, seguido pela apresentação do Hoovaranas, às 19h45. O evento é gratuito e promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
Para a estudante Paloma Rodrigues, 27 anos, o que chama a atenção é ser um evento acessível. “Por ser algo cultural e uma cultura alternativa, o evento me agrada. Ele consegue juntar bastante pessoas que muitas vezes não se sentem representadas”, observa. As apresentações iniciaram com Cássio Murilo e os Passats, banda formada em 2023, com influências do folk rock sessentista e de bandas do pós-punk inglês. O grupo tocou o repertório autoral do cantor e compositor Cássio Murilo e recentemente lançou o álbum O Outro Lado da Rua.
Na sequência, subiu a banda Hoovaranas, trio instrumental formado em 2018, que mistura influências do rock progressivo, jazz e música brasileira. Já participou de festivais nacionais, abriu shows como o da banda Boogarins e lançou quatro álbuns, o mais recente Três (2024). O guitarrista Rehael Martins de Souza, 23 anos, avalia que, sem o Sexta às Seis, falta espaço para novas experiências musicais. “A oportunidade de tocar num palco assim com um público grande não é sempre que tem, ainda mais para bandas novas”. Para ele, o evento é interessante para a cidade inteira, pois o público pode conhecer mais artistas locais e as bandas também conseguem mais reconhecimento.
Neste ano, o edital passou a exigir cinco músicas para avaliação, ao invés de apenas uma, como ocorria anteriormente. No ato da inscrição, os artistas também precisaram apresentar um repertório de show com pelo menos 50% de composições autorais, medida que busca valorizar a produção local. Outra mudança foi a abertura de duas vagas destinadas a bandas covers, que terão espaço na programação do Sexta às Seis. A edição também contou com a novidade da votação popular, realizada pelo Instagram da Secretaria de Cultura, que definiu os dois grupos mais votados para integrar a seleção de apresentações.
Reconhecido como um dos principais espaços de visibilidade para músicos locais, o Sexta às Seis chega à edição de 2025 com 10 datas e 20 apresentações programadas até dezembro.
Para conhecer a trajetória do projeto Sexta às Seis, acesse o e-book “Quem são esses?”, de autoria de Jessica Allana Grossi.
Confira o calendário das próximas apresentações:
05/09 – Chave de Mandril e Mambaia
12/09 – CVZ e Furnas
03/10 – D3code e Maiden Rules
17/10 – Banda Casa Cantante e Gui Augustto
14/11 – Stanley & Banda Rugase e Land of Souls
28/11 – Gueg Pr e Ronnies Dio Tributo
12/12 – Alisson Camargo e os Pontuais e Banda RW
19/12 – Banda Castanheira e Jamp