Por Amanda Stafin e Cultura Plural
Por Amanda Stafin, Eduarda Gomes, Fabrício Zvir e Lorena Rocha
O Campus Centro da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi sede, nos dias 7 e 8 de abril, da terceira edição do bazar do projeto de extensão Cão Comunitário. A iniciativa tem como objetivo arrecadar fundos para garantir o cuidado dos animais comunitários que vivem na instituição.
A ação arrecadou dinheiro para custear atendimentos veterinários, medicamentos e a alimentação diária de aproximadamente 40 cães e gatos acolhidos pelo projeto. Os animais estão distribuídos entre o Campus Uvaranas, a Fazenda Escola e, ocasionalmente, o Campus Centro.
Mais que arrecadação, o bazar promoveu também a educação sobre os direitos dos animais e a importância da convivência saudável da população com os cães e gatos na instituição. “A causa animal ainda é muito negligenciada pelo poder público e também pela sociedade”, enfatiza Lúcia Garrido, agente universitária e voluntária do projeto.
O bazar contou com uma variedade de itens à venda como roupas, bolsas, bijuterias, canecas, potes e até eletrodomésticos. Para Maria Thereza de Mello, estudante da UEPG, a ação vai além da ajuda aos animais. “Numa loja você nunca vai achar várias peças de calça por cinco reais, coisa que aqui a gente acha, e faz diferença na minha vida”, destaca Maria sobre a demanda e o impacto da moda sustentável.
O Cão Comunitário também desenvolve uma frente educativa, com a criação de livros e contação de histórias com temática da causa animal. A proposta é conscientizar e alertar a comunidade externa sobre abandono, maus tratos e violações dos direitos dos animais.