Por Daniel Lisboa
O Project Yume, fundado em 2003 com a idealização de Diego Juraski e alguns colaboradores, é uma associação sem fins lucrativos que reúne pessoas interessadas na cultura japonesa em geral. A organização oferece atividades como exibição de animes, confecção de mangás, oficinas de origami, culinária e dança, além de promover torneios de games, entre outras. A cada dois meses, é realizada a ‘Expo Anime Matsuri’, uma exposição que reune adeptos e curiosos.
A iniciativa surgiu com a junção de dois projetos já existentes, o Project Yume e Anime, os quais foram a base do projeto atual, composto por dezoito membros. “Na verdade, tudo começou com jovens universitários que se juntavam no bloco L da UEPG para jogar RPG”, afirma Juraski. Ele conta também que o projeto cresceu apenas pelo comprometimento de alguns membros, chegando a ter dez sedes no Brasil. “Ponta Grossa não é tradicionalista no que diz respeito à cultura japonesa, entretanto, isso não impediu que essa se expandisse. Hoje, posso afirmar que é o único projeto de cultura jovem que funciona realmente ” , completa.
No grupo, é estimulado a filosofia japonesa – samurai – que baseia-se no respeito àqueles que detém maior sabedoria, desse modo, há os que são considerados os Senpai, por estarem há mais tempo no projeto, ou seja, orientadores; e os Kouhai, como são chamados os novatos. “Com essa concepção, os membros se auto denominam uma família”, relata Juraski. É por isso que muitos iniciantes, a partir desses ensinamentos, tornam-se pessoas mais organizadas e preocupadas com as relações interpessoais.
No entanto, Juraski conta também que o Yume passa por duas dificuldades. “Ainda não temos um local apropriado para a nossa sede e também não possúimos um estatuto para conseguirmos apoio finaceiro”, diz o único fundador que ainda participa do projeto.
A associação, que hoje é coordenada por Thayane Ribeiro, conta com a parceria da Secretaria de Cultura na realização de suas atividades. Além disso, o projeto também ajuda a realizar eventos na cidade, como o Zumbie Walk, um “ Flash Mob” que acontece no dia 02 de novembro e agrupa pessoas caracterizadas como zumbis. Essa caminhada é uma cooperação do Project Yume com o Coletivo ZWPG (Coletivo de Cultura Alternativa).
O Project Yume possui um site próprio (www.projectyume.com) onde são divulgadas notícias sobre o mundo dos animes e mangás, entre outros elementos da cultura nipônica.
Reportagem de: Keren Bonfim e Jessica Santos e Nábila Fernanda