A segunda noite da 20° Conferência Municipal de Cultura teve a experiência da primeira edição do Seminário de Estudos Culturais de Ponta Grossa. O evento reuniu cinco trabalhos oriundos de pesquisas das universidades da cidade.
Os trabalhos vieram das áreas de História, Geografia, Artes Visuais e Ciências Naturais. Destaque para o último que foi “A valorização da cultura regional através do uso de plantas medicinais no ensino de ciências” de autoria de Eloisa Cristina de Ramos e Luan Monteiro. Os acadêmicos apresentaram resultados de como os estudos das plantas medicinais podem ajudar a compor a cultura popular em Ponta Grossa, a exemplo do uso das plantas pelas benzedeiras.
Os trabalhos tiveram tempo de apresentação e para debate, o que rendeu uma boa participação do público. O trabalho “Colóquio Educação e Patrimônio – Cultura e Natureza nos Campos Gerais: o papel da extensão acadêmica na preservação do Patrimônio” gerou um debate longo acerca do tema ‘preservação e tombamento de patrimônio’
A Fundação Municipal de Cultura avaliou positivamente este teste que foi o seminário. A proposta é ampliar para as demais edições da Conferência Municipal de Cultura.