Por Nicolas Rutts
Colaboração Jessica Allana Grossi
O ginásio de esportes do bairro Rio Verde recebeu neste domingo (25) o evento “A Cultura é Nossa – Páscoa Solidária”. A iniciativa veio de um grupo de amigos acostumados com ações desse tipo e trouxe discotecagem, muita música com Federação Repúbli-k, Coletivo LSA, Lamalaika, Solana Dub, Forma Única, graffiti, pintura facial, cama elástica, brechó, entre outros, com o propósito de arrecadar chocolates a serem distribuídos na Páscoa para crianças carentes. Devido à chuva, o cronograma do evento sofreu mudanças e reduziu a expectativa de público, porém as atrações continuam no interior do ginásio, reunindo cerca de 70 pessoas.
O graffiter e integrante da organização do evento, Vanderson Oliveira, conta que não é a primeira vez que ações como essa ocorrem. Ele já esteve envolvido também em eventos solidários no dia das crianças e em campanhas do agasalho. “Há dois anos aconteceu aqui [Ginásio do Rio Verde] um evento para o dia das crianças. Teve cama elástica, grafite também, aí este ano pensamos em fazer um de páscoa, já que ano passado passou em branco”, explica o organizador sobre “A Cultura é Nossa – Páscoa Solidária”.
Vanderson Oliveira relata que a chuva atrapalhou um pouco o evento e que as atrações musicais da tarde são colaborações de parceiros. A discotecagem e as bandas que aconteceriam fora do ginásio tiveram que arrumar os equipamentos no interior, o que atrasou a programação, mas não evitou que o lugar atraísse grande quantidade de público.
Enquanto dentro do ginásio acontecia discotecagem, pintura facial, doação de chocolates, entre outras atividades, por fora o graffiti tomava conta das paredes. Matheus Mendes, um graffiter de Curitiba, falou um pouco sobre seu trabalho e como a chuva atrapalha os grafites. “A parede até que está seca, mas às vezes encharca e ai a tinta escorre e não tem o que fazer”, explica Matheus, que trabalha como tatuador em Curitiba. “Eu vim com meu amigo, to gostando daqui, apesar de já conhecer a cidade”, termina o grafitter, que prometeu fazer um personagem em desenho colorido na parede do ginásio.