Por Gabriel Miguel
A 30ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei finaliza suas atividades no último domingo (22) com a apresentação de grupos folclóricos, realizada no Cine Teatro Opera. Dez grupos locais apresentaram à plateia danças e canções, que buscam representar as características da cultura ponta-grossense e dos Campos Gerais. Entre os grupos presentes estão academias de dança árabe do ventre, flamenco e Centros de Tradição Gaúcha (CTGs).
“A apresentação de grupos folclóricos é realizada no Ópera há dez anos, porém ocorre há muito mais tempo na cidade, uma vez que faz parte do cotidiano dos seus habitantes”, afirma Osmar Silvester, um dos responsáveis pela coordenação do evento. O coordenador completa: “a apresentação tem por função reunir diversos grupos culturais em um único espaço, ajudando a criar uma interação entre eles, além de mostrar a variedade cultural presente em Ponta Grossa”.
A presença de cada grupo no espetáculo possui um significado, relacionado à história de Ponta Grossa. As dançarinas do ventre, com suas performances com espadas e véus, representaram a cultura dos árabes que imigraram para a região e trouxeram manifestações como a dança.
O flamenco é uma dança clássica ensinada no município, e foi apresentado por Debora Wolff e suas alunas. Os CTGs, em maior número que os demais grupos, realizaram danças típicas da cultura gaúcha, como o xote e a chula, trazidas pelos tropeiros.
A coordenadora de dança do CTG União Vila velha, Zaira Maria Padilha, que trabalha há quinze anos na área de danças e músicas típicas do Rio Grande do Sul, fala sobre a preparação e o treino necessários para sua participação no espetáculo. “Este novo grupo de dança, conhecido como invernada, iniciou os ensaios há quatro meses, durante a semana toda, às vezes até altas horas da noite, buscando fidelidade com relação às manifestações musicais rio-grandenses”. Segundo ela, a apresentação foi uma forma de preparar os dançarinos para o Concurso Estadual de Danças Gaúchas.
A apresentação de grupos folclóricos tem por objetivo a valorização da cultura de Ponta Grossa através das diversas manifestações artísticas existentes na cidade.